O sentimento de que o ano só começa, de fato, após o carnaval também movimenta o mundo dos investimentos, afinal, a chegada de um novo ciclo acaba inspirando as pessoas a darem seus primeiros passos em um dos mercados mais movimentados da economia: os investimentos. Por conta dos altos juros – que devem permanecer ao longo do ano – a renda fixa tem ganhado cada vez mais protagonismo.
Para o especialista e influenciador de investimentos Danilo Gato, este é um ótimo ano para investir com previsibilidade, segurança e alto rendimento. “É o momento da Renda Fixa, que além de ser uma das opções mais seguras e conservadoras de investimentos do país, conta ainda com a movimentação de alta taxa de juros. Além dela, outros investimentos que devem render muito bem este ano são o Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs. Então, sim, esse é um ótimo momento para começar a investir”.
Para deixar esses primeiros passos ainda mais didático, Danilo Gato construiu um Bê-á-bá dos investidores iniciantes, confira as dicas:
- – Antes de investir, regularizar as dívidas – Para começar a investir não é necessário possuir bens, mas sim um fluxo de caixa positivo, ou seja, sobrar dinheiro. Além disso, o ideal também não é ter dívidas, uma vez que a taxa de rendimento da maioria dos investimentos é menor do que a das dívidas. Desta forma, ao se investir enquanto estiver endividado, a pessoa estará perdendo dinheiro.
- – Crie uma reserva de emergência – Quem está começando a investir deve sempre começar pela reserva de emergência, que é investir um valor de aproximadamente seis meses dos seus gastos básicos em investimentos muito seguros e que possam ser resgatados a qualquer momento para auxiliar no caso de imprevistos e urgências.
- – Tenha o hábito de estudar sobre investimentos – É importante criar entendimento sobre os investimentos que se planeja fazer antes mesmo de aplicar o dinheiro, ou seja, sempre ter em mente o prazo do investimento e quais motivos a levariam a deixar ou ter que tirar o dinheiro de lá e, por último, ter consistência de sempre seguir aportando e fazendo acompanhamento e manutenção da carteira.
Uma das vantagens para o investidor iniciante é que hoje é possível encontrar muitos investimentos a partir de R$ 1, o que os tornam acessíveis para praticamente qualquer um começar esse excelente hábito de começar a investir para o futuro.
- – Invista com segurança – Para iniciantes, uma das primeiras dicas é fazer investimentos da categoria de Renda Fixa, que são os mais conservadores, seguros e previsíveis. Além disso, dentro dessa categoria, buscar os que possuem rendimento e liquidez diária, ou seja, que podem ser resgatados a qualquer momento no lucro e que tenham pelo menos 100% do CDI ou Selic como rentabilidade.
Essas características são muito importantes para quem está começando, uma vez que essas pessoas, muitas das vezes, podem ter imprevistos e precisar do dinheiro ou até mesmo tendem a estudar mais sobre o investimentos e depois podem querer pegar o dinheiro de volta para realoca-lo de forma mais eficiente. Alguns exemplos desses tipos de investimentos são o Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária de bancos sólidos.
Fonte e outras informações: (https://www.instagram.com/danilogato_financas/).