Com a chegada do Natal, é importante que os empreendedores estejam preparados para as vendas, já que essa é a melhor época comercial do ano e, para quem tem loja online o desafio é ainda maior. Nesse período, os clientes estão mais propensos a novas compras e o desejo de presentear familiares e amigos facilita as vendas de Natal, mas elas também dependem da atuação ativa das lojas para acontecerem.
Neste ano, as vendas seguirão o fluxo da Black Friday e serão feitas, em larga maioria, no e-commerce já que houve um aumento de 40% dos adeptos a compra online, de acordo com os dados da 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit|Nielsen. Segundo a pesquisa, o e-commerce cresceu 47% e tem relação direta com o fechamento das lojas físicas por causa da pandemia, o que causou necessidade e o aumento na confiança sobre os pagamentos online por parte dos clientes.
Mas é preciso ficar atento para que a conversão da venda física para a venda online seja feita de forma organizada e com preços competitivos. A praticidade conta na hora de fechar o negócio. Para o diretor comercial e de marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, Thiago Mazeto, é importante ficar atento a todos os sinais que o mercado está dando, conhecer seu cliente e investir no que ele procura.
“O empreendedor tem que conhecer seu público, fazer campanhas nas redes sociais, que hoje é um dos maiores meios de comunicação e, principalmente, investir em tecnologia, já que só assim o cliente poderá ter uma ótima experiência de compra.”
Aqui vão algumas dicas que os empreendedores poderão apostar nesse final de ano:
• Conheça seu produto: é importante que o vendedor conheça muito bem o que está vendendo, já que assim conseguirá passar as informações necessárias para o cliente.
• Invista em redes sociais: Facebook, YouTube, WhatsApp, TikTok e Instagram podem alavancar as vendas. Já que esses canais permitem anúncios mais reais e que geram mais engajamento.
• Tecnologia é sempre bem-vinda: Você não vai querer que seu cliente se estresse ao fazer a compra, não é? Por isso, é importante que ele esteja navegando em um site de confiança, ágil e que tenha a cara do seu produto. Não esqueça que para fidelizar seu cliente, é importante que ele tenha uma ótima experiência de compra em todas as épocas do ano.
• Estoque: Não adianta ter um grande estoque de produtos que ninguém quer, por isso, é muito importante armazenar o que é necessário, o que tem maior saída, assim a margem de lucro vai ser mais assertiva.
• SAC: É necessário ter diferentes canais para atender uma alta demanda no período de final de ano.. Além de Chatbot, também ofereça maior tempo de atendimento para seus usuários.
• De olho no frete: Oferecer serviços de logística eficiente é crucial para que a compra seja concluída. Ter um alto custo de frete ou tempo grande para entrega pode deixar o consumidor desinteressado fazendo-o optar pelo concorrente.
• ketplaces: Estar no maior número de marketplaces é essencial para seu e-commerce. Mas certifique-se em qual deles está seu público-alvo, e aposte na plataforma certa. – Fonte e mais informações: (www.tray.com.br).