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Do físico ao virtual em um passo ou um clique

em Negócios
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O comércio eletrônico não vai acabar com o varejo físico, pelo menos a curto e médio prazos. A experiência de compras presenciais em lojas ainda é muito importante para parcela significativa dos consumidores. Mas a tecnologia pode ajudar, e muito, a melhorar a experiência e a interação dos centros de compras entre os mais diversos canais, inclusive os mais tradicionais, como lojas de rua e shoppings centers.

“As lojas físicas não estão morrendo, pelo contrário. O consumidor gosta de ter à disposição as mais diversas maneiras de comprar, seja pela internet ou na loja. O que está acontecendo é que a tecnologia da experiência de compra digital está sendo levada aos ambientes físicos”, explica Natalia Sperati, sócia de consultoria em Transformação de Negócios da EY para o setor de Varejo e Bens de Consumo, à Agência EY.

Na edição 2022 da National Retail Federation (NRF), maior feira do segmento de varejo do mundo e realizada em Nova Iorque no começo do ano, o público pôde conhecer algumas dessas experiências. Entre elas, sofisticados totens de demonstração de mercadorias.

Em uma prateleira de garrafas de vinhos, por exemplo, o cliente aproxima o celular de um QR code e tem mais informações sobre a bebida, a safra, o produtor etc. Uma experiência muito comum em lojas virtuais, onde a cada clique aparecem mais dados sobre a mercadoria.

Outra ferramenta tecnológica que complementa a experiência na loja física é a realidade aumentada – interação de elementos virtuais a visualizações do mundo real por meio de um aplicativo. Isso permite, por exemplo, que a pessoa escolha um sofá no mostruário da loja e, por meio da realidade aumentada, aplique as mais diversas cores e ambientes. Será possível visualizar rapidamente até como o sofá vai ficar na sua sala e na cor que deseja.

“O mesmo raciocínio vale para composições de vestuário, cores para paredes etc. A realidade aumentada é uma maneira de trazer a experiência do mundo virtual para o físico”, explica Ricardo Lopes, diretor-executivo de consultoria em Transformação de Negócios da EY.

Segundo Lopes, a interação e complementação entre todos os canais de vendas, em que um meio agregue valor ao outro, será essencial para garantir a sobrevivência do varejo em um futuro próximo, no qual as pessoas, cada vez mais, irão transitar naturalmente entre as compras físicas e virtuais.

“Um dos grandes desafios é unificar as experiências on-line e off-line do consumidor, de maneira que ele fique satisfeito com a experiência de compra independentemente do canal”, diz Lopes (Agência EY).