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De uma pequena porta amarela para um fenômeno com mais 60 unidades

em Negócios
terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Torta banoffee conquistou famosos, virou uma grande rede de franquias e bateu recorde de vendas em 2024 com faturamento de mais R$50 milhões

Fundada em 2018, a marca Nanica Brasil surgiu em uma pequena loja com uma porta amarela discreta na Rua Augusta, nos Jardins, em São Paulo. Com apenas R$15 mil em mãos, os amigos Leonardo Macedo e Tito Barcellos, que se conheceram na faculdade de gastronomia em Curitiba, iniciaram a operação sem imaginar onde estariam poucos anos depois. Em 2024, a rede alcançou um faturamento de R$53 milhões, com 62 unidades espalhadas por praticamente todas as regiões do país. Com esforço e incentivo de contatos comerciais, o Nanica Brasil transformou uma ideia simples em um case de sucesso no mercado de franquias de doceria.

Antes de chegar à capital paulista, as famosas tortas de Banoffee (item mais vendido, feito com massa de bolacha ao leite, doce de leite, bananas selecionadas e chantilly) eram produzidas e vendidas em Curitiba, cidade natal dos fundadores. Enquanto Tito se dedicava às receitas, Leonardo cuidava da gestão do negócio e marketing. A dupla enfrentou uma série de desafios no início da jornada. “Começamos devagar, vendendo bem abaixo do esperado – em média 8 tortas por dia, quando a expectativa era de 80. Até a cor amarela da loja foi escolhida por ser a tinta mais barata na época”, relembra Tito, que é responsável até hoje por desenvolver todas as receitas do cardápio da marca.

A trajetória da empresa começou a mudar em 2019, com a adoção de estratégias de marketing e a abertura de uma segunda unidade, no Brooklin, em São Paulo, voltada exclusivamente para atender pedidos de delivery. Três anos depois, o modelo de franquias já contabilizava 12 unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Durante esse período, a marca passou a inovar no cardápio, incluindo variações criativas como monoffee (morango), uvoffee (uva) e churroffee (churros), que caíram no gosto do público e de muitos famosos como Maísa, Bruna Marquezine e Sasha Meneghel.

Leo Macedo, que é PR e já tinha bastante atuação no segmento e bons relacionamentos, destaca o momento decisivo na expansão do negócio: “conhecemos o Tiago Abravanel em um show, ele provou a torta e nos incentivou a trazer para São Paulo. Viemos com a cara, a coragem, um sonho e 8 mil reais para investir em um negócio. Pensamos em desistir, mas o Tiago acreditou no potencial do banoffee e embarcou conosco. Logo várias celebridades começaram a frequentar e compartilhar nas redes sociais”, relembra.

“Tiago se tornou o embaixador da marca, nos ajudando com divulgação, e, com o tempo, aceitou se tornar nosso sócio”, acrescentou Tito. A chegada do artista ao time trouxe visibilidade, mais receitas, investimentos e, em pouco menos de três anos, os empreendedores contavam com 13 novas lojas próprias e as famosas fatias encantavam cada vez mais fãs do doce de banana com doce de leite.
Em 2021, a entrada da holding SMZTO na sociedade marcou um novo capítulo na história do Nanica. Com o apoio da empresa, especializada em franchising, a marca expandiu sua presença para outras regiões do Brasil, consolidando-se no mercado. Além das lojas físicas, o Nanica também ampliou o alcance de suas famosas tortas por meio de plataformas de delivery.

O sucesso da marca se reflete em colaborações com grandes nomes como Oreo, Paçoquita, Los Los e Farinha Láctea, sempre oferecendo muito sabor a cada mordida. No último ano lançaram o Panetoffee, opção da marca para sobremesa do Natal – panetone com recheio de banana e doce de leite, inspirado no tradicional Banoffee. E os planos não param: novas receitas estão previstas para 2025, reforçando o compromisso da Nanica em surpreender seus clientes com inovação e qualidade.