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Consumo de vestuário: as compras de roupas pela internet

em Negócios
sexta-feira, 25 de outubro de 2024

A maioria (57,6%) dos consumidores brasileiros prefere comprar roupas pela internet, do que ir até uma loja física para escolher as peças. O achado faz parte do novo levantamento realizado pela Koin, fintech especializada em “Buy Now, Pay Later” (BNPL), que destaca tendências de consumo dos brasileiros no setor de vestuário.

Em um questionário com respostas múltiplas, as peças em jeans despontaram como as campeãs de preferência dos consumidores, somando (53,8%) das intenções de compra. Já as roupas casuais aparecem com (48,4%), mesmo percentual dos calçados.

Moda praia e pijamas somam, respectivamente, (31,5%), enquanto roupas sociais somam 26,1% da intenção de compra dos brasileiros. Já as roupas importadas foram citadas como as mais compradas por 11,4%. Os números reforçam a mudança no perfil de consumo desde a pandemia. Com a comodidade e a variedade oferecida pelas lojas virtuais, o comércio eletrônico cresce ano a ano, transformando o cenário do varejo de moda.

“A conveniência de adquirir peças com poucos cliques, aliada a opções de pagamento flexíveis, como o ‘pix parcelado’, permite que os consumidores invistam em roupas de qualidade, de maneira acessível e sem sair de casa”, ressalta Juana Angelin, Chief Operating Officer da Koin. “Esse modelo não apenas facilita o processo de compra, mas também oferece mais liberdade de escolha e planejamento financeiro”, completa.

. Consumidor quer desconto – Quando o assunto é a motivação para a compra, os descontos percentuais são o maior incentivo, com 63% dos participantes sendo atraídos por promoções. Brindes e programas de pontos também são importantes diferenciais na hora da decisão de compra.

Cerca de (58,7%) dos respondentes disseram que costumam comprar produtos só quando precisam, (35,9%) compram mensalmente e (5,4%) têm o hábito de comprar semanalmente. As faixas de gasto mais comuns são de R$ 350 a R$ 500 (25%) e de R$ 50 a R$ 150 (23,4%). Apenas uma pequena parcela dos entrevistados (8,2%) afirma gastar mais de R$ 1.000 mensais em roupas.

. Meios de pagamento mais diversificados – A pesquisa também revelou dados importantes sobre as formas de pagamento preferidas pelos consumidores, com uma tendência de diversificação. Embora o cartão de crédito lidere (43,5%), o Pix tem se destacado como uma alternativa rápida e segura, sendo a segunda opção mais comum, com (23,9%) de adesão.

Vale ressaltar o crescimento do Pix Parcelado, uma inovação que tem atraído os consumidores, representando (12%) das formas de pagamento nas compras. “A expansão do Pix, especialmente na versão parcelada, aliada ao crescimento das compras online, aponta para um futuro em que a praticidade e a flexibilidade serão os grandes protagonistas”, avalia Juana.

. Compras estratégicas – Com 56% do público composto por mulheres, na faixa de 41 a 55 anos (de 47,3%), a pesquisa mostra que a maioria dos respondentes reside na região Sudeste (38%), seguida pela região Nordeste (20,7%). A pesquisa ouviu 200 pessoas em todo o país, durante o mês de setembro. – Fonte e mais informações: (https://www.koin.com.br/).