Depois de atravessar longos meses incertos, os lojistas estão apostando no aquecimento do mercado e aumento das vendas para este natal. Mas não podemos esquecer que, embora, o comércio e os shoppings já estejam funcionando em horário normal, a pandemia ainda impõe regras quanto a capacidade de clientes dentro das lojas, o uso de máscara, etc. Além disso, boa parte da população continua evitando sair de casa por conta de aglomerações por causa do vírus, o que pode impactar, significativamente, na redução das vendas.
Mesmo as coisas parecendo ter voltado ao normal, os especialistas insistem que o marketing digital continua sendo a melhor estratégia de relacionamento para gerar vendas no período. De acordo com a diretora da Vínculo Consultoria em Comunicação e MKT Digital, Flávia Valentim, as redes sociais terão papel essencial nesse momento, pois farão a ponte entre a empresa e o cliente. “Agora, a rede social vai funcionar, pois é através dela que o cliente vai se comunicar com a empresa para saber os novos horários de funcionamento, regras para provar roupas nas lojas, pedir kit malas para experimentar roupas em casa, fazer pedido de produtos e passar na loja apenas para retirar para permanecer menos tempo no estabelecimento.
Da mesma forma, fazer reservas em restaurantes, pesquisar presentes, ou ainda, buscar horários alternativos de compras para evitar aglomerações. Enfim, são muitas as possibilidades de comunicação, além é claro, da vantagem de divulgação da marca, produtos, serviços e promoções”, destacou Flávia. Para a especialista em marketing e comportamento do consumo, Carmela Catarina Sala, o comportamento do consumidor mudou e esse fato não pode ser ignorado pelos lojistas.
A empresária é diretora de marketing do Sala Shopping, um dos edifícios comerciais mais tradicionais de São José dos Campos. Ela afirma que o prédio oferece mais de 30 lojas de varejo de vários segmentos somente no piso térreo, e que todos estão devidamente preparados para atender o público para o natal, mesmo assim, ela alerta sobre a importância de cada empresário informar seus clientes sobre os horários de funcionamento, além das ofertas via internet, que é um dos melhores canais de comunicação com os consumidores hoje em dia.
“Hoje, quando falamos sobre empreendedorismo é impossível deixar de fora a criação de uma estratégia de marketing para este mercado online, independentemente do tamanho da empresa, já que em média os brasileiros ficam 9 horas por dia conectados. Assim, é fundamental que as empresas tenham uma estratégia de comunicação na internet que foque seu público alvo, traga conteúdo relevante e busque proporcionar novas experiências. Mas, nem por isso o atendimento presencial deixa de ter sua importância”, ressalta Carmela.
A tendência que se vê cada vez mais consolidada é a união do melhor dos dois mundos, o digital e o físico. Um complementa o outro trazendo maior comodidade para diferentes públicos, abrangendo um número maior de consumidores e fortalecendo a marca das empresas. A empresária Gabriela Mateu, da boutique Fashion Days, relata que se surpreendeu com as redes sociais e se não fosse pelas vias digitais, sua loja teria sofrido muito mais com a pandemia. “No final das contas, essa foi uma excelente oportunidade para eu iniciar nossa divulgação online e esse é um caminho sem volta, pois os clientes que conquistei na internet eu vou continuar atendendo dessa forma”, explica a empresária.
Fonte e mais informações: (www.vinculoconsultoria.com).