A internet é um terreno fértil para a popularização de figuras conhecidas como influenciadores digitais (pessoas que usam as plataformas online para compartilhar conteúdos e gerar comportamento em quem acompanha os seus canais). Crianças, jovens, adultos e idosos, todos podem se tornar uma personalidade online e muitos atraem uma multidão de seguidores que seguem os seus passos.
Essa força vem chamando a atenção de grandes marcas do mercado que preferem atuar diretamente com o influenciador e de acordo com essa pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela Bright Local, 91% das pessoas entrevistadas, entre 18 e 34 anos, confiam tanto em resenhas online quanto em recomendações pessoais.
Para tanto, o especialista e empresário em negócios Gérlio Soares Figueiredo destaca: “o atual cenário cenário que o marketing digital vem proporcionando para os investidores deve ser considerado, na atualidade, uma mina de ouro por meio dos portas-vozes que nela está, só basta saber mineirar”. Antes de partirmos para sua análise, vamos abranger o conceito de marketing de influência
O Marketing de Influência é uma das melhores ferramentas para engajar clientes e influenciar sua decisão de compra. Esse método consiste na parceria entre uma empresa e uma personalidade da mídia, no qual fazem trocas – enquanto um envia o produto (a marca), o outro a divulga em sua rede social (o influenciador).
“Ambos saem ganhando nessa estratégia. Primeiro, a unificação dos públicos, no qual um passa a conhecer o trabalho do outro. Para o empresário é mais benéfico ainda, pois seu nicho cresce e passa a ter maior diversidade de clientes. Outro ponto que acrescento é o dobro das vendas e do lucro de cada produto, visto que cada perfil terá um link direto de acesso a loja”, disse o especialista.
No entanto, para que esse método dê certo, Gérlio Figueiredo pondera que é necessário que o empresário tenha estratégia para não perder boas oportunidades.
“É preciso se atentar ao público, pois eles precisam ser bem parecidos, pois de nada vai adiantar você enviar suas roupas para um influencer que é gamer, por exemplo, ou enviar seus cosméticos para uma personalidade que só fala de livros”, diz ele que também acrescenta: “Mesmo que esses tenham ótimos engajamentos em suas publicações e falem para uma multidão de pessoas, às vezes, pode não funcionar para o seu objetivo”, finalizou. Fonte: MF Press Global.