257 views 4 mins

Como escolher a gramatura correta para cada tipo de material gráfico

em Negócios
terça-feira, 12 de julho de 2022

Fazer encomendas de materiais gráficos costuma ser um processo fácil, rápido e prático, mas existe um detalhe importante e crucial que deve ser ponto de atenção antes do conteúdo ir para a impressora — a da escolha da gramatura do papel.

A gramatura é a medida da densidade do papel, expressa pela quantidade de g/m² (gramas por metro quadrado).

Isso significa que quanto maior este valor, mais grosso é o papel. A cartolina, por exemplo, fica em cerca de 180g/m², enquanto o papel de seda, comumente utilizado para forrar embrulhos ou para origami, entre 30 e 60 g/m². A gramagem — outro nome para a gramatura — é um indicador importante pois impacta diretamente na qualidade do produto final.

Fazer a escolha errada do papel pode levar a embalagens que não suportam o peso de seus conteúdos e rasgam, ou a papéis de carta que ficam cheios de vincos e rugas ao serem dobrados. É importante lembrar também que a gramatura é diferente da espessura. Enquanto o primeiro corresponde à massa do papel, o segundo indica apenas a distância entre as duas faces dele.

O processo de escolha não é simples. Para encontrar a gramatura ideal para impressão, o correto seria utilizar uma balança de precisão que identifica o peso do papel por metro quadrado, alcançando a classificação específica de cada gramatura. Entretanto, a maioria dos microempreendedores não desfruta dessa possibilidade. Com isso, separamos alguns dos produtos mais adquiridos e a gramatura ideal para cada um deles.

. Envelopes e papéis timbrados – Quando se trata de envelopes ou de papéis timbrados, os papéis mais utilizados são também os mais comuns, que utilizamos em impressoras domésticas — o sulfite, offset e kraft. Para garantir a melhor impressão dos produtos, recomenda-se a gramagem de 90g/m².

. Timbrados – Não apenas para timbrados, mas também cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo, é recomendada a utilização de gramaturas de 115g/m².

. Flyers – Um dos mais utilizados no e-commerce para garantir uma experiência e refletir a imagem da marca também tem sua gramatura ideal, a de: 150g/m². Essa gramatura aplica-se em outros impressos, como folders e capas de revista.

. Adicionais – Além da definição da gramatura, outro ponto importante são os adicionais. Apesar de não interferirem na medida, é importante reconhecê-los para entender qual a melhor opção para cada impresso.

. Acabamento — Relacionado ao processo de finalização do produto considerando seu corte — seja refile, corte especial ou pontas arredondadas;
. Laminação — Processo de adição de camadas plásticas finas e transparentes para proteger o papel e impactar na estética do produto;
. Soft Touch — Aplicação de uma camada de laminação fosca, dando um efeito aveludado ao material.
. Enobrecimento — É o processo de laminação pelo qual passará um material impresso, consistindo em qualquer uma das opções anteriores.