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Cashback ajuda a aumentar o faturamento do varejo online

em Negócios
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Felipe Rodrigues (*)

Você sabia que 45% dos consumidores brasileiros consideram o cashback um benefício interessante? Quase metade das pessoas no país enxergam vantagem nesse tipo de programa, ou seja, estarão dispostas, em algum momento, a aderir a uma das plataformas disponíveis no mercado para realizar suas compras e receber um percentual do valor gasto de volta.

Isso também significa que se você é empreendedor ou empresário e tem um e-commerce, aumentará de maneira relevante as oportunidades de vendas se passar a oferecer cashback aos seus clientes. Incluir o benefício na estratégia de vendas se torna fundamental, independente dos produtos comercializados ou do porte da operação.

Recomendo, aliás, que as pequenas lojas online procurem uma plataforma de cashback que ofereça boas condições de parceria. É totalmente viável – com o parceiro certo – que esses players estimulem uma compra e construam um ciclo ao oferecer o benefício. Primeiro, porque a marca fica disposta em uma “vitrine” democrática, ao lado de marcas já consolidadas no e-commerce.

Assim, além de competir pelo cliente utilizando um mesmo canal, ainda há um ganho de visibilidade e de credibilidade. Segundo, porque o consumidor passa a enxergar um benefício real em escolher a loja A em detrimento da B, que não oferece o cashback.

Recuperar carrinhos abandonados é outra funcionalidade estratégica atrelada ao cashback. Não é incomum que as pessoas naveguem pelas lojas, selecionem as ofertas que considerem mais atrativas e depois, por distração ou na busca por preços ainda menores, deixem aquele carrinho abandonado, ou seja, não concluam a compra. Oferecer um percentual interessante de cashback nesse momento pode ser um meio inteligente de trazer o cliente de volta e concretizar aquela venda.

É claro que é preciso criar e desenvolver ações de marketing e comunicação para que o público da loja tome conhecimento de que é possível ter um percentual do valor da compra de volta e, mais do que isso, trabalhar de maneira astuta para que o cliente volte a comprar sempre que precisar daquele determinado item ou de complementos.

Para que tudo isso funcione, obviamente, é necessário planejar, estruturar uma boa equipe e, principalmente, acompanhar a jornada de compras dos consumidores, apresentando a eles as mais diversas soluções, sem se tornar invasivo ou insistente demais, para que seus objetivos principais – fazer uma boa venda e ampliar o faturamento – sejam alcançados com sucesso.

Se todas as etapas forem cumpridas de maneira satisfatória, é possível que ao final de todo esse processo você ainda alcance outro resultado importante, que é a fidelização do consumidor.

(*) – É especialista em e-commerce, fundador e CEO do Meu Dim Dim, plataforma de cashback 100% brasileira (www.meudimdim.com.br).