Garantir a satisfação do cliente é o objetivo de toda empresa. Mas, engana-se quem pensa que ter apenas um bom produto ou serviço é o suficiente para manter uma clientela fiel. Ter um atendimento personalizado e humanizado, pensado por e para o consumidor final é fundamental.
Segundo o Custumer 2020 Report, a experiência do consumidor ultrapassou a importância do preço e da qualidade de um produto na hora de avaliar uma marca.
“Quando uma empresa se preocupa em prestar um atendimento humanizado ela está preocupada, verdadeiramente, em entender e atender as demandas ou problemas que são trazidos.
Essa é uma estratégia essencial para os negócios, mas para isso é importante garantir que ele aconteça com empatia, acolhimento e com real interesse em deixar seu cliente satisfeito”, diz Natália Castan, CEO e fundadora do Grupo Unite. Mesmo com o crescimento de canais e soluções de tecnologia para o atendimento de clientes, ao humanizar esse processo, as empresas ganham com satisfação e fidelização.
Segundo a Delloite: “Isso acontece porque as pessoas estão dispostas a pagar mais por um atendimento acolhedor e que o trate sem a frieza de um robô, entendendo o seu problema e estando disposto a ajudar. Porém, é válido lembrar que essa não é uma cultura que diz que todo o tempo só o cliente está certo, mas que o coloca como prioridade para responder suas demandas”, completa Natália.
Abaixo, dicas de como implementar o atendimento humanizado:
• Tenha pessoas como o centro do negócio: Não adianta ser um negócio humanizado apenas da porta para fora, os colaboradores também são pessoas e precisam ter processos inclusivos e humanos.
• Conheça o perfil do consumidor: Só é possível ter um atendimento humanizado e assertivo se a empresa conhecer quem consome seus produtos ou serviços, e muito bem.
• Forneça capacitação profissional para o time: Quanto mais bem preparados os colaboradores estão, melhor o desempenho. Então como uma empresa pode colaborar no desenvolvimento dessa equipe e dessas pessoas? Fornecendo workshops, bolsas de estudos e materiais que incentivem o time e ferramentas de atendimento que sejam condizentes com a humanização.
Vale lembrar que o consumidor é a chave que faz as empresas rodarem, por isso, ainda que seja necessário investir em fornecedores e parceiros para ter um atendimento de qualidade, é isso que fará com que uma marca se destaque positivamente.
Empresas como Nubank, Netflix, Quero Quitar, QuintoAndar são reconhecidas pelo atendimento diferenciado e acolhedor que oferecem. Essas mesmas empresas são referências em seus mercados de atuação. – Fonte e mais informações: (www.grupounite.com.br).