Adriana Vasconcellos Soares (*)
Não importa o tamanho do seu negócio, fazer com que o seu público conheça e consuma o seu serviço ou produto sempre vai motivar o empresário a buscar estratégias de divulgação para ser visto e atingir o seu público-alvo. Mas é preciso ter em mente que os consumidores tratam as marcas como pessoas e escolhem aquelas que possuem atitudes e valores, que estejam alinhados as suas vidas.
O marketing de credibilidade é aquele que objetiva divulgar informações positivas sobre os produtos, serviços, atitudes e valores do seu negócio, a fim de fortalecer a sua imagem e da sua marca, gerando autoridade e credibilidade para você e o seu estabelecimento. Para que isso aconteça, uma estratégia que as empresas de sucesso usam é a Assessoria de Imprensa.
Essa modalidade de comunicação visa colocar um profissional, marca, empresa ou serviço em matérias jornalísticas, nos meios de comunicação (jornais, revistas, tvs, rádios e sites) relevantes ao negócio, a fim de fixar o cliente, produto ou serviço na cabeça do seu público. A Assessoria de Imprensa ajuda uma empresa a conquistar cinco benefícios para o sucesso:
• Visibilidade na imprensa (78% dos jornalistas divulgam informações enviadas por assessores de imprensa);
• Ganho de credibilidade, reputação e fortalecimento do nome/marca (estudo de credibilidade do Edelman Trust Barometer, revela que para os consumidores confiar na marca é essencial para a compra);
• Difusão de informações positivas sobre o profissional, serviço, empresa e marca;
• Fácil encontrabilidade e melhor ranqueamento de busca no Google (89 mil pesquisas são realizadas a cada segundo);
• Oportunidade de falar diretamente com possíveis prospects e aumentar as vendas de seus serviços ou produtos. Segundo Pesquisa Brasileira de Mídia, os brasileiros passam 4h59 por dia na internet e 4h31 assistindo Tv. Já o estudo Trust in The Media, da Ipsos, diz que 65% dos brasileiros confiam em jornais e revistas, à frente da média internacional, que é de 47%.
(*) – Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós em Comunicação Organizacional e RP pela Cásper Líbero, é sócia da Six Bureau de Comunicação, focada em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa.