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As inovações estratégicas do marketing em meio a pandemia

em Negócios
quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Em meio a pandemia, os profissionais estão precisando readaptar estratégias comerciais a fim de atravessar esse momento delicado sofrendo os menores danos possíveis. Um exemplo concreto do impacto negativo que a pandemia está trazendo para o comércio é que, de acordo com o levantamento da Serasa Experian, as vendas no varejo tiveram queda de 31,8% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O setor de marketing, muitas vezes atrelado direta e indiretamente ao consumo, por sua vez, também precisou se adaptar ao novo cenário mundial. Esse processo se fez por meio de novas estratégias e abordagens para com o consumidor, enfatizando a importância de adquirir determinado produto e atuando fortemente no online. Para explicar melhor essas adaptações, Amanda Catoira, responsável pelo marketing da edel white, marca Suíça de higiene bucal, revela algumas das estratégias adotadas e/ou enfatizadas pela marca neste período.

“Optamos por adotar mais estratégias online. Entre as nossas principais ações, durante este período, podemos destacar: visita virtual com nossos profissionais dentistas; packs diferenciados com nossos fornecedores online; ações com algumas influenciadoras pré-selecionadas e, tomamos a decisão de congelar todos os preços, independente do aumento de câmbio, visto que nossos produtos são todos importados”, descreve.

No entanto, a estratégia mais assertiva, para um período sem precedentes na história recente, nem sempre esteve tão clara para toda a equipe. “Sentimos um pouco no começo, pois era tudo muito novo e as pessoas estavam um pouco inseguras com o que gastar o dinheiro, principalmente os profissionais dentistas que pararam todos os atendimentos. Mas, quando implementamos a visita virtual e encaramos o cenário como algo positivo e que deveríamos permanecer fortes e aptos para apoiar nossos profissionais dentistas, equipe e colaboradores, conseguimos nos estabelecer”, explica Catoira.

Por fim, Amanda deixa uma orientação para os profissionais do segmento que estão atravessando esse momento. “Sei que é bastante clichê, mas diria para acreditar e enxergar a oportunidade. Tenha em mente que cada produto tem seu próprio nicho e, ciente disso, você precisa visualizar o seu produto como um todo.

Para fazê-lo, um bom caminho é responder às seguintes perguntas: Quem é o consumidor? Quais são os canais de venda? Qual benefício seu produto agrega? E principalmente, tenha ele sempre fácil e acessível ao consumidor”, finaliza. Fonte e mais informações: (http://br.edelwhite.swiss/home).