Previsto para estar disponível em todas as cidades brasileiras antes de 2030, o 5G já é uma realidade em algumas capitais. Cerca de 20 vezes mais rápida que o 4G, espera-se que a quinta geração de internet móvel traga experiências diferenciadas para os consumidores no varejo. “O 5G aumenta a conectividade de sistemas e, com isso, a rapidez e a eficiência de processos voltados à experiência do usuário.
Outras características da nova rede, como a maior densidade nas conexões e a baixa latência, propiciam que tendências tecnológicas sejam aproveitadas em mais profundidade para elevar a jornada do consumidor”, comenta Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.
Pensando nisso, o especialista traz três vantagens do 5G que deverão ser cada vez mais percebidas no mercado. Confira:
1 — Rapidez nas transações – A maior velocidade na transmissão de dados do 5G e sua baixa latência, que é o tempo de resposta da rede ao comando do usuário, impactam todas as etapas da jornada de compra. As páginas de um site carregam mais rápido e o tempo que o consumidor espera para ver uma foto ou vídeo ou mesmo para finalizar seu pagamento passa a ser muito menor.
“A experiência de compra online será otimizada e isso deve, inclusive, reduzir a margem de clientes que abandonam o carrinho ao serem direcionados para a página de pagamento”, aponta Dias.
2 — Realidade aumentada e virtual – Essa tendência tecnológica já está presente no varejo e deve ser impulsionada com o 5G. Recursos de realidade aumentada e de realidade virtual podem ser usados, por exemplo, para fazer os consumidores experimentarem produtos virtualmente e interagirem com eles dentro de realidades criadas artificialmente.
Esse tipo de experiência imersiva se reflete muito positivamente nas vendas. Lojas de decoração de interiores, por exemplo, já estão possibilitando que os clientes visualizem como determinados móveis ficam em suas casas, se cabem nos cômodos e se as cores combinam com o ambiente.
Com a baixa latência do 5G, experiências proporcionadas com recursos de realidade virtual e aumentada tendem a ser mais comuns e quem oferece isso para o público ganha em competitividade.
3 — Internet das Coisas (IoT) – Outra tendência que se beneficiará da rede móvel de quinta geração, principalmente devido à maior conectividade entre dispositivos, é a Internet das Coisas (IoT). No varejo, as aplicações vão de manutenção preditiva de equipamentos, a transporte inteligente e gestão otimizada de estoques.
“É a era das lojas inteligentes. E além de tudo isso, essa alta conectividade expande as soluções omnichannel, aprimorando a integração de recursos físicos e digitais e fortalecendo assim o varejo phygital”, finaliza Dias. – Fonte e outras informações: (https://www.nexaas.com/).