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5 perspectivas para o setor de fintechs

em Negócios
quinta-feira, 07 de março de 2024

Segundo um estudo recente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Brasil detém 31% das fintechs da América Latina. Além disso, de acordo com a 5ª edição da pesquisa Fintech Deep Drive, realizada pela PwC Brasil e ABFintechs, o mercado B2B (negócios para empresas) está em alta, com 56% das startups do setor que oferecem soluções exclusivas a esse público.

Já no cenário mundial, um levantamento da consultoria global Mckinsey com mais de 100 executivos revela que há uma estimativa de que as receitas das fintechs devem crescer 15% ao ano até 2028, com mais de US$ 400 bilhões.

Para falar sobre o cenário no ano de 2024, Paulo Castro, CEO do Contbank, Banco Digital especializado em oferecer produtos financeiros inteligentes e crédito para micro, pequenas e médias empresas, lista cinco perspectivas para o setor:

  1. Inteligência Artificial como uma aliada – No dia a dia das empresas, por meio das ferramentas oferecidas pela Inteligência Artificial, hoje é possível ter tomadas de decisão de forma mais precisa e ágil. Além disso, os clientes têm acesso ao banco 24 horas por dia, todos os dias da semana com resoluções de rápida consulta, evitando gargalos nos atendimentos.
  2. Novos meios de pagamento – Com o avanço do PIX, além dos outros meios tradicionais de pagamento como cartões de crédito, débito, os boletos têm a modalidade bolepix, que trazem um QR Code para pagamento de forma instantânea. O que antes demorava até três dias para a compensação, hoje vai na hora para o destinatário, gerando economia de tempo e dinheiro.
  3. Expansão do crédito digital – Ainda no campo da IA, as fintechs podem sugerir linhas de crédito específicas de acordo com as necessidades das empresas, desburocratizando o sistema bancário.
  4. Foco na experiência do cliente – Cada cliente, uma necessidade diferente. É preciso entender o que cada um precisa e trazer junto para a empresa. Oferecer um atendimento personalizado, assim como descontos, programas de fidelidade e vantagens exclusivas fazem a diferença.
  5. Construção de parcerias estratégicas – A união de expertises entre empresas tem ganhado força no mercado B2B nos últimos anos e em 2024 não será diferente. Além disso, os clientes que estão cada vez mais exigentes, também ganham com mais benefícios em um só lugar. – Fonte e outras informações: (https://contbank.com).