O WhatsApp é realmente uma das plataformas de mídia social mais reconhecidas e amplamente usadas no mundo. Para quem não sabe, também existe um WhatsApp Business. É um aplicativo separado com a mesma interface do WhatsApp.
A maioria das configurações do WhatsApp Business é semelhante à do WhatsApp normal. O que é diferente são os recursos de ‘Negócios’ entre os dois aplicativos. O WhatsApp Business é um aplicativo feito com o intuito de suprir a maioria das necessidades dos pequenos e grandes empresários.
As empresas podem criar catálogos para os seus produtos e criar um canal de comunicação fácil com os seus clientes. Essencialmente, o uso do WhatsApp Business permite que a empresa e os seus clientes se conectem de forma eficiente e tenham uma conversa direta para resolver qualquer dúvida do cliente.
Agora, o aplicativo tem ainda várias atualizações que o tornaram ainda melhor. Vamos dar uma olhada neles.
Códigos QR
Agora, a maneira como o WhatsApp normal e o WhatsApp Business funcionam é que, para enviar mensagens de texto para outra pessoa ou empresa, você precisa de primeiro adicionar o número dessa pessoa ou empresa no seu dispositivo.
É um pouco frustrante quando chega aquele exato momento em que você precisa de fazer isso várias vezes para entrar em contato com pessoas e empresas diferentes. É por isso que o WhatsApp Business agora tem a facilidade de códigos QR, com os quais os clientes podem entrar em contato diretamente com a empresa.
Os proprietários de empresas podem colocar esses códigos QR na embalagem de seus produtos e em seu site, para que os usuários possam digitalizá-los convenientemente de onde quiserem.
No caso de usuários do Android, eles encontrarão os códigos indo para Mais opções>Ferramentas de negócios>Link curto>QR Code e, para usuários do iOS, esses códigos podem ser encontrados em Configurações>Ferramentas de negócios>Link curto> QR Code.
Melhor compartilhamento de catálogo
Uma das muitas vantagens do WhatsApp Business é a facilidade de compartilhar catálogos de produtos com os clientes. O WhatsApp Business agora vem com um compartilhamento aprimorado de produtos e catálogos de produtos individuais em diferentes plataformas, como Instagram e Facebook.
Stickers ‘Aberto para negócios’ e ‘Venda’
O WhatsApp Business também possui 20 novos adesivos animados. O objetivo de adicionar esses adesivos é criar uma interação positiva entre os clientes e os negócios. Esses adesivos incluem temas como “aberto para empresas”, “fora de estoque”, “venda”, “entrega gratuita” e muito mais.
Facebook Messenger para Whatsapp
Além de todas essas atualizações, pode ser lançado em breve o Facebook Messenger, recurso de bate-papo ainda em andamento para o WhatsApp. A história sobre essa atualização começou no ano passado, quando o Facebook começou a considerar a integração de chat multi-plataforma entre WhatsApp, Facebook Messenger, e Instagram.
Agora, o WABetaInfo, engenheiro reverso da Alex193a, descobriu evidências de suporte de bate-papo cruzado entre o Facebook Messenger e o WhatsApp na versão mais recente do Facebook Messenger.
As dicas revelam como o Facebook está trabalhando para contatar os usuários do WhatsApp por meio do Messenger. Isso permitirá que os usuários do WhatsApp conversem com pessoas no Facebook Messenger sem necessariamente terem uma conta na rede social.
O WABetaInfo explicou que encontrou um banco de dados no Facebook Messenger, que permitirá ao Messenger entender se os contatos do WhatsApp estão bloqueados. Ele também conterá detalhes sobre o estado de um bate-papo e se as notificações por push estão ativas. No entanto, o conteúdo do bate-papo em si ainda não está armazenado nesse banco de dados.
Este poderia ser o precursor do longo processo de integração entre o Facebook Messenger e o WhatsApp. Como a implementação ainda está em suas fases iniciais, os detalhes não são claros. Uma das maiores diferenças entre as duas plataformas de mensagens é a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.
Vale ressaltar que o Facebook também já confirmou planos de criptografia para o Messenger. Portanto, isso deve garantir que os dados e bate-papos dos usuários em ambas as plataformas permaneçam protegidos, apesar da integração entre plataformas.
Por enquanto, não há confirmação sobre a integração de bate-papo entre plataformas, e também foi reiterado pelo WABetaInfo as dificuldades e os desafios que os desenvolvedores enfrentariam.
Os desenvolvedores precisam muito de terem a certeza de que a integração terá eficácia antes de implementá-la, e os planos podem estar sujeitos a alterações dependendo da mesma.
WhatsApp Business atinge 50 milhões de pessoas no mundo todo
O WhatsApp for Business atingiu 50 milhões de usuários mensais em todo o mundo, afirmou a plataforma de mensagens instantâneas em um comunicado divulgado na internet no dia 9 de julho de 2020.
Além disso, a empresa de mesma propriedade do Facebook disse que, em uma perspectiva global, 40 milhões de usuários veem um catálogo de negócios no WhatsApp todos os meses.
A empresa dona do WhatsApp também permite às empresas que definam mensagens de boas-vindas personalizadas e também projetem as suas respostas para iniciar as conversas com o possível cliente.
E você pode não acreditar, mas este recurso tão importante foi testado primeiro no Brasil e só a partir do dia 9 de julho de 2020 que passou a ser transmitido globalmente.
Várias empresas estão a migrar para as contas do WhatsApp Business por terem possibilidades maiores e mais otimizadas de interações com os seus mais variados clientes.
Desde reservas de ingressos até as confirmações de pedidos, vários provedores de serviços no Brasil já começaram a usar o WhatsApp Business para conversas. Até alguns bancos nacionais já estão a migrar para esta versão do WhatsApp para oferecer serviços bancários básicos.
A covid-19 e a quarentena ainda exigida em vários locais do país afetaram principalmente as pequenas empresas. Muitas delas já estão online, mas para permanecer operacional, uma parte delas está a usar o WhatsApp Business, entre outros aplicativos, para se manter conectado com os seus clientes.
Com esses produtos inovadores, o gigante da mídia social da Califórnia torna-se cada vez mais próximo do seu objetivo de se tornar a plataforma número um de escolha de negócios para micro, pequeno e grandes empresários.