O mercado do varejo mudou muito com a pandemia e passou a ser cada vez mais digital. Segundo pesquisa realizada pela ABComm, somente no ano passado, surgiram 80 mil novas lojas virtuais. Isso não significa dizer que as lojas físicas perderam relevância. Ao contrário, elas ganham força com a retomada das atividades presenciais – e 51% dos consumidores ainda preferem fazer compras presenciais, segundo o estudo Consumer Insights, feito pela Kantar.
De acordo ainda com levantamento do Distrito, apenas no ano passado, o varejo phygital, físico digital, totalizaram US$ 3,2 milhões em 2021. Dessa forma, unir as duas frentes do varejo, físico e online (phygital), pode ser uma oportunidade de crescimento para empreendedores. Para ajudar varejistas a conciliarem o varejo físico e digital, Franklin Bravos, CEO da Signa, startup de soluções digitais que já profissionalizou mais de 500 e-commerces, listou quatro estratégias para expandir operações no varejo e impactar os consumidores. Confira:
1- Priorize a logística – A logística é um dos primeiros passos para conciliar a loja física e online. É nessa etapa que o consumidor tem uma maior aproximação com a loja, portanto, é necessário que o lojista invista em oferecer a melhor experiência para o cliente. Atentar-se à separação de produtos, embalagens e formas de expedição é fundamental para uma logística bem estruturada. Outra forma de priorizar a logística durante a integração do varejo online e físico é oferecer a oportunidade ao consumidor de comprar online e retirar na loja.
2 – Integre a gestão de estoque – Unir o empreendimento físico ao online requer planejamento e, claro, integração. A gestão de estoque impacta diretamente o desempenho da empresa, seja no atendimento ao cliente ou no financeiro. Dessa forma, todos os processos devem estar conectados, evitando erros. Uma das melhores soluções para realizar essa integração são os sistemas de ERP, que unem o setor financeiro, comercial e até o estoque da empresa, possibilitando que lojas de todos os canais sejam conectadas.
3 – Invista em tecnologia – Pesquisa realizada pela Capgemini indica que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de fazer negócio, mas apenas 36% deles estão munidos dessas estratégias. O especialista alerta que estar atento a essa necessidade e tendência do mercado é um dos indicadores para sair na frente de concorrentes e proporcionar experiências que fidelizam clientes
Investir em tecnologia para o varejo virtual, conectando-o aos produtos da loja física, traz aumento de produtividade, efetividade de gestão e fidelização de novos clientes. Esses são apenas alguns dos ganhos.
4 – Tenha uma estratégia de venda – Seja no varejo físico ou online, dispor de um plano estratégico de vendas é essencial para o bom resultado dos negócios. Ações como cuidar da aparência do site da loja de acordo com as características da loja física, certificados de segurança e possibilitar diversos canais de comunicação com o público, como telefone, e-mail, chat, redes sociais e até WhatsApp, farão toda a diferença na estratégia final, alavancando vendas e potencializando os resultados. – Fonte e mais informações: (www.signativa.com.br).