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Três impactos da tecnologia nas instituições financeiras

em Mercado
terça-feira, 07 de novembro de 2023

Sinqia Digital traz o antes e depois dos processos e mostra como a inovação trouxe mais agilidade, segurança e comodidade

Quem nasceu na virada do século XX para XXI, a famosa Geração Z, nem imagina como certos processos eram feitos antes da tecnologia. Para esses nativos digitais – os que nasceram inseridos na era da internet – pensar em ir presencialmente a um banco para abrir uma conta, por exemplo, pode parecer algo de outro mundo. Fato é que, até para aqueles das gerações anteriores, a inovação do setor financeiro trouxe comodidade, segurança e acabou com certas burocracias.

Segundo a pesquisa “Tecnologia Bancária” produzida pela Febraban, sete em cada dez transações bancárias feitas em 2022 foram digitais. Esses números mostram o quão inserida a tecnologia já está no cotidiano brasileiro. Já estamos acostumados ao digital e, muitas vezes, não nos damos conta do quanto os processos mudaram ao longo dos anos. Por isso, a Sinqia Digital, unidade de negócios da Sinqia, formada por Simply, QuiteJá e FEPWeb, que fornece tecnologia e soluções para bancos, fundos, consórcios e previdência, entre outros segmentos, trouxe o antes e depois de alguns processos financeiros. Confira:

Onboarding digital
Antes da tecnologia, era necessário ir até uma agência bancária e esperar em uma fila munido de documento de identificação, comprovante de renda e de residência. O novo correntista precisava preencher manualmente de duas a três vias de uma ficha de cadastro e ainda era comum que a aprovação dos documentos demorasse dias. O mesmo acontecia para solicitar empréstimos ou cartões de crédito, por exemplo.

Hoje, existem empresas que oferecem plataformas às instituições financeiras, que permitem o acesso à verificação e autenticação da identidade do usuário, biometria facial, envio de documentos, prova de vida e reconhecimento dos documentos. Sem sair de casa, o cliente pode abrir uma conta, solicitar empréstimo ou pedir um novo cartão de crédito, com períodos de aprovação cada vez menores.

Contratos e assinaturas digitais

Parece óbvio que estar fisicamente em uma agência bancária também exigia assinaturas e a leitura de infinitas páginas de um contrato impresso. E é mesmo. Antigamente, para qualquer abertura de conta ou contratação de serviços financeiros, eram necessárias assinaturas e rubricas manuais em diversas folhas com cláusulas escritas em letras minúsculas em folhas que poderiam até se perder no processo.

Aqui também entram as empresas fornecedoras de tecnologia capazes de criar e armazenar documentos digitais, que trazem a comodidade de aumentar e diminuir as letras nas telas de notebooks e celulares, encontrar cláusulas específicas com mais facilidade, além, é claro, das assinaturas eletrônicas com total segurança e validade jurídica. Tudo isso economiza tempo, recursos financeiros tanto do banco quanto do cliente, e ainda elimina a necessidade do uso de papel, contribuindo para o meio ambiente.

Renegociação de dívidas

Assim como os outros processos já citados aqui, para renegociar uma dívida era necessário comparecer presencialmente na agência do credor, enfrentar filas, contar com a análise dos gerentes para definir qual negociação poderia ser feita que, geralmente, acabava sendo padronizada para todos os clientes, além de assinar e receber os também já citados contratos quilométricos.

Agora, empresas de assessoria digital de renegociação contribuem e muito para ajudar o brasileiro a sair do vermelho. Além da comodidade de conseguir acessar os cálculos na tranquilidade de casa, os clientes ainda contam com a análise e proposta de renegociação personalizadas, e a possibilidade de fechar negócio eletronicamente com documentos e assinaturas digitais.

Essas são algumas das grandes mudanças tecnológicas que aconteceram nas instituições financeiras nos últimos anos. Tudo isso traz grandes impactos na redução de custos, redução de riscos e fraudes, tendo como consequência o aumento da segurança, além da melhoria da experiência do cliente e ganho de produtividade da equipe.