As chamadas startups “camelo”, conforme o nome sugere, são inspiradas na resiliência do camelo, que prospera em ambientes desérticos. Essas startups não apenas buscam crescimento acelerado, mas também colocam ênfase significativa na lucratividade desde sua concepção.
Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, Venture Capital, que investe em startups e cria máquinas de marketing e vendas para potencializar o crescimento e a performance das organizações, o conceito de startup camelo se tornou ainda mais relevante no cenário atual de investimento, que passou por transformações significativas nos últimos anos.
“Durante a explosão de investimentos entre o final de 2019 e 2022, quando o capital era abundante, muitas startups tech recebiam investimentos mesmo sem projeções imediatas de lucratividade. No entanto, as circunstâncias mudaram. O capital agora é mais escasso, e os investidores estão se tornando mais seletivos, concentrando-se não apenas no crescimento rápido, mas também na saúde financeira das empresas”, explica.
A executiva afirma que, atualmente, investidores tradicionais e moderados em startups, que sempre priorizaram a máxima de “o caixa é o rei,” veem nas Startups Camelo uma opção estratégica. “A compreensão de que a lucratividade e o crescimento saudável são interdependentes ganha destaque, tornando essas startups uma escolha atraente para investimentos sólidos e sustentáveis no setor tech”, diz.
Para os empreendedores tech a lição é clara: o crescimento é crucial, mas não deve ser buscado a qualquer custo. A utilização indiscriminada de recursos pode expor a empresa a vulnerabilidades, especialmente em um setor dinâmico e competitivo como o tech. Ela explica que a abordagem da Start Growth, consegue exemplificar bem o conceito de startup camelo.
“No caso da Pontomais, que se tornou VR Gente, por exemplo, a atenção ao valor de caixa desde o segundo ano de operação reflete a importância dada à saúde financeira, ultrapassando o foco exclusivo no crescimento”, conta. A trajetória da empresa curitibana se destacou pelo constante aumento em tamanho e faturamento anual.
“Foi a partir de uma série de processos e a expansão estratégica da equipe que a empresa, com foco em soluções inovadoras para gestão de pessoas, atingiu resultados positivos em 18 meses, marcando o início de uma escalada notável”, afirma. Seguir a abordagem das Startups Camelo não é apenas uma estratégia sábia, mas um passo seguro em direção ao sucesso duradouro no dinâmico ecossistema das startups tech. – Fonte e outras informações: (https://www.startgrowth.com.br/).