Alexandre Gerardo (*)
A estratégia de retenção de talentos tem se tornado cada vez mais desafiadora em empresas de todo o mundo. Isso porque a competitividade entre negócios também existe neste sentido, além das atuais gerações de trabalhadores procurarem por muito mais que salários ou benefícios.
A qualidade de vida, ambientes de trabalho saudáveis e a valorização do talento em si são aspectos importantes no momento no qual o colaborador analisa permanecer ou não em uma empresa. Pesquisa recente da Robert Half, companhia de recrutamento especializado, indica que 49% dos trabalhadores do Brasil querem procurar uma nova oportunidade de trabalho neste ano.
Os dados reforçam o cenário desafiador, mas também abrem caminhos para que novas estratégias para a retenção destes profissionais sejam implementadas e impactem diretamente na produção e crescimento do negócio, afinal colaboradores felizes entregam ainda mais.
Sendo assim, seguir algumas dicas pode ser fundamental nesse processo, objetivando, também, reter as mais talentosas e especializadas equipes. Em minha jornada profissional, aprendi que devemos sempre começar e prezar pelo bom e velho planejamento, o que também se aplica à estratégia de retenção de funcionários.
Essas ações devem ser mapeadas de maneira a focar o clima corporativo para atrair esses profissionais. Também é preciso definir, reforçar ou mudar, se necessário, a cultura organizacional da empresa, considerando que a identificação com negócio por parte do colaborador começa exatamente nos princípios que a companhia transmite, seja interna ou externamente.
A partir do momento em que essa identificação é firmada, é necessário que os gestores treinem a escuta ativa, isto é, aprendam a ouvir suas equipes, entendendo o que elas realmente precisam. Emplacar estratégias para o desenvolvimento das habilidades desses profissionais também pode ser um atrativo para que eles permaneçam na empresa.
Para isso, podemos citar o oferecimento de qualificações, cursos ou formações para os times. No meu dia a dia sempre busco estabelecer com meus colaboradores uma comunicação assertiva. Sabemos que uma enorme quantidade de ruídos pode aparecer nas comunicações corporativas, principalmente em grandes companhias, por isso ter esse canal claro e aberto é primordial para que esse funcionário se sinta bem direcionado e seguro.
Já falamos em inovar a cultura organizacional, mas os processos e ferramentas também podem precisar passar por essa renovação para atrair os trabalhadores. Tecnologias devem potencializar os resultados e aumentar e eficácia do trabalho, e não causar confusão ou estresse. É preciso olhar de forma estratégica neste sentido.
Por fim, posso afirmar que um bom líder, que inclusive possui um olhar sensível e humano, é essencial para que essa equipe permaneça na empresa. Pesquisa recente da Gallup indicou que metade dos funcionários pedem demissão por conta do chefe.
Ou seja, prezar por uma boa liderança é o básico para manutenção do colaborador.
O foco deve ser aumentar a satisfação e engajamento do cliente interno. Essas práticas contribuíram para que nossa empresa ficasse entre as 10 melhores empresas para se trabalhar na categoria até 100 colaboradores no último ano, segundo o Great Place do Work. O resultado foi nítido.
Novas admissões com certeza são ótimas para o crescimento de uma empresa, mas ter colaboradores que são verdadeiros parceiros do negócio é indispensável.
(*) – É Diretor Geral da Acer no Brasil (https://www.acer.com/br-pt/).