153 views 2 mins

Open Banking aumentará a competitividade no mercado financeiro

em Mercado
sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A FecomercioSP vem acompanhando a implementação do sistema Open Banking nas instituições financeiras e no Banco Central (BC). A Entidade, que tem participado de consultas públicas que tratam da infraestrutura tecnológica para integração dos sistemas, considera que a medida aumentará a competitividade no mercado e será benéfica às empresas. Num contexto de um setor fortemente concentrado, a implementação do sistema permitirá os aumentos da eficiência e da competição no sistema financeiro, inclusive nas operações de crédito e de pagamento.

Para a Federação, como parte dos grandes varejistas opera com meios de pagamentos, a medida poderá estimular a concorrência entre eles, permitindo a oferta de produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes. O Open Banking parte do pressuposto que, como o cliente é dono dos próprios dados, cabe a ele decidir quando e com quem quer compartilhá-los. Sendo assim, o processo se dará mediante consentimento e será realizado de forma padronizada entre as instituições autorizadas a funcionar pelo BC. Após o consentimento, as demais instituições poderão ter acesso às informações.

Com o sistema, o empreendedor terá mais controle sobre as finanças do negócio, conhecendo novas soluções de crédito, investimentos e outros produtos e serviços. Dessa forma, poderá comparar as opções e condições disponíveis ao negócio com os serviços que já utilizam, melhorando o fluxo de recursos. Assim, a empresa poderá manter uma carteira diversificada com instituições que oferecerem as melhores condições.

Além disso, cabe destacar a menor burocracia e menores taxas de juros para a antecipação de recebíveis, considerando que o mercado contará com mais participantes ofertando taxas diferenciadas. Este é um ponto fundamental às empresas que precisam de recursos imediatos para o fluxo de caixa, evitando a contratação de outras modalidades de crédito ou, até mesmo, o uso do cheque especial, cuja taxa de juros é uma das mais caras do mercado (AI/FecomercioSP).