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O uso do WhatsApp para acordos entre empresas e clientes

em Mercado
segunda-feira, 12 de setembro de 2022

A transformação digital passa por diversos setores e tem como objetivo otimizar processos, antes bem mais morosos, quando realizados presencialmente, desde compras em lojas e supermercados até assinaturas de documentos e contratos. Com isso, diversas soluções de automatização e digitalização de processos entraram na rotina das empresas no intuito de simplificar as demandas.

Essa migração aconteceu de forma mais acelerada durante e após a pandemia, como revela a 33ª edição da ‘Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas’, da FGV. De acordo com o levantamento, o avanço do investimento das empresas em tecnologias da informação (TI) no Brasil foi expressivo: nos últimos 34 anos, ele cresceu 6% ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 8,7% em 2021/22.

Como um aliado a essa tendência, o WhatsApp, presente na tela inicial de 54% dos smartphones, conforme a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, é um canal que agiliza a troca de informações e formalizações entre empresas e clientes. O especialista em tecnologia e um dos idealizadores da formalização de acordos e termos via WhatsApp, Michael Bernstein, fundador e CTO da Clicksign, empresa brasileira pioneira em fornecer tecnologia para assinaturas eletrônicas e digitais, aponta cinco vantagens da plataforma de mensagens:

1 – Rapidez e praticidade – Acusar recebimento de algum documento, acordar um novo fee mensal de prestação de serviços ou pedir a autorização de pais para um passeio da escola. Todas essas podem ser situações que demandavam uma assinatura em uma agenda ou documento físico ou uma troca de e-mails antes do Aceite via WhatsApp. Hoje, com o WhatsApp, as mesmas atividades podem ter seu conteúdo validado por um destinatário direto no app, em poucos cliques, com a segurança do registro da Clicksign.

2 – Vantagem competitiva para empresas – Ao potencializar a atuação no modelo digital, a loja/empresa deve incluir novas formas de comunicar e formalizar processos com os clientes. Soluções inovadoras via WhatsApp geram interação e aderência de uso junto ao cliente, fortalecendo ainda mais o relacionamento e diminuindo atritos. Além disso, o Aceite via WhatsApp foi pensado para registrar aceites de conteúdos curtos, que exigem menos complexidade para as partes e dispensam a formalidade de um documento cheio de itens.

3 – Entrega versátil – A formalização de termos e acordos pelo app de mensagens entrega versatilidade no compartilhamento de diversos tipos de conteúdo e atende a muitos públicos, desde lojas de departamentos, empresas de telecomunicações, escolas, faculdades, etc.

4 – Economia de tempo e recursos – O modelo elimina gastos com impressão, papel e transporte, além de acelerar em até 90% o tempo total da operação, sem a necessidade do cliente ser redirecionado para outro ambiente digital como o e-mail, por exemplo. Além disso, o registro do aceite pela Clicksign, um terceiro de confiança e imparcial, confere maior segurança ao que foi aceito pelo destinatário.

5 – Validade e respaldo jurídico – O Aceite via WhatsApp, tal como uma assinatura comum de documentos, dispõe de todos os requisitos técnicos para inferência da validade jurídica do conteúdo aceito. Isso porque, no decorrer do trâmite, há a coleta de provas da identidade do destinatário (que é quem dá o aceite), que podem ser utilizadas para confirmar a validade jurídica da validação.

O resultado é o registro formal do conteúdo aceito, que corrobora para as provas contextuais que comprovam a realização do acordo e fortalece a segurança da transação. Um advogado deve ser consultado. – Fonte e mais informações: (https://www.clicksign.com/).