260 views 6 mins

O mercado de Venture Capital e Investimentos para 2024

em Mercado
quinta-feira, 04 de janeiro de 2024

Renato Nobile (*)

Para 2024, é crucial compreender as tendências e os setores que podem proporcionar as melhores oportunidades de investimento. Por isso, proponho uma análise de alguns dos principais segmentos de investimento para se acompanhar ao longo do ano, considerando o panorama macroeconômico global, com foco nos setores de Venture Capital e de Tecnologia.

O mercado de tecnologia é um dos mais dinâmicos e inovadores do mundo, mas também um dos mais sensíveis às mudanças econômicas, políticas e sociais. Por ser um setor com maior grau de alavancagem e expectativas elevadas, em 2022, suas ações foram fortemente afetadas pelo aumento das taxas de juros ao redor do mundo em busca de controlar a inflação pós-pandemia. Em 2023, o cenário melhorou um pouco com a recuperação da demanda e a inovação.

Algumas empresas de tecnologia se destacaram, principalmente as ligadas à inteligência artificial, como o ChatGPT, que revolucionou diversos setores, desde comunicação e entretenimento à auditoria e engenharia. Outras empresas de tecnologia, porém, não conseguiram recuperar os níveis de 2021, e continuaram com preços baixos, mesmo apresentando resultados acima da expectativa do mercado.

Para 2024, acreditamos que o setor de tecnologia deve voltar a se valorizar com a inflação e as taxas de juros diminuindo e a maior previsibilidade para o mercado, especialmente o americano. Além disso, esperamos que a inovação e o avanço tecnológico continuem a surpreender e a criar novas oportunidades. Nesse sentido, vemos que o mercado de Venture Capital já está antecipando essa tendência.

Segundo dados levantados pela Distrito, os aportes a partir de US$ 50 milhões cresceram cerca de 50% no segundo semestre de 2023 em relação ao primeiro semestre, indicando não apenas um maior apetite por risco, mas também mais confiança no potencial de crescimento do setor.

Mesmo notando o aumento no fluxo de capital, vale destacar que o mercado de tecnologia é dividido em vários segmentos e nichos que podem apresentar diferentes comportamentos e resultados em 2024. Destaco alguns dos principais, bem como as oportunidades e os desafios que eles podem oferecer aos investidores. Confira:

  • – Inteligência Artificial: é uma das áreas mais promissoras e revolucionárias da tecnologia e cresceu muito em 2023, impulsionada pelo lançamento do ChatGPT, que se tornou um fenômeno mundial gerando bilhões de dólares em receita. Em 2024, acredito que a inteligência artificial continuará a se desenvolver e a expandir, com novas aplicações e funcionalidades.

No entanto, também esperamos que o segmento enfrente alguns desafios, como a regulação, a ética, a privacidade, a segurança e a concorrência. Portanto, os investidores devem estar atentos às tendências e aos acontecimentos que podem afetar o seu desempenho.

  • – Blockchain: muito ligado ao mundo de criptoativos, blockchain é uma tecnologia que permite a criação e a gestão de registros distribuídos, seguros e imutáveis, que podem ser usados para armazenar e transferir informações e ativos de forma descentralizada, transparente e confiável.

Há anos, essas tecnologias vêm aprimorando diversos setores, mas acreditamos que, com a iminente aprovação dos ETFs de criptomoedas nos EUA, o halving do bitcoin e a chegada do DREX ao Brasil, seja um setor que merece uma atenção especial em 2024.

  • – Cibersegurança: com o mundo se tornando cada vez mais digital, não é uma surpresa que o segmento de cibersegurança apresenta um dos maiores crescimentos dos últimos anos. O tempo inteiro surgem empresas que desenvolvem softwares, hardwares, serviços e consultorias especializadas em prevenir, detectar e responder a incidentes de segurança e acreditamos que esse ritmo não deve diminuir em 2024.
  • – Tecnologias de mídia: são um mercado em transformação e se dedicam a criar, distribuir e monetizar conteúdos digitais. Essa transformação se deve ao aumento da demanda por conteúdos personalizados, interativos e integrados, ao mesmo tempo que se evita problemas como fake news, violação de direitos autorais e conteúdos ofensivos.

Similarmente à inteligência artificial (que também é muito usada no segmento de tecnologias de mídia), acredito que estamos em um momento-chave no qual algumas empresas e/ou start-ups devem se valorizar bastante ao se mostrarem mais adaptadas para o cenário atual, o que exige dos investidores que estejam atentos às tendências e aos acontecimentos no decorrer do ano.

Como os setores de Venture Capital e Tecnologia são fortemente correlacionados, devido à sua natureza de crescimento e inovação, acreditamos que grandes oportunidades aparecerão em 2024. Ainda assim, é preciso estar atento a tudo que pode afetar o desempenho das empresas, bem como diversificar as carteiras, investindo em empresas com diferentes soluções, mercados e propósitos, buscando equilibrar o retorno e os riscos.

(*) – É gestor e analista da Buena Vista Capital (https://buenavista.capital).