Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial tem se mostrado uma ferramenta poderosa e está revolucionado a forma como os profissionais de saúde lidam com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Seu uso está em constante crescimento na área, transformando a forma como os serviços médicos são prestados.
De acordo com um relatório recente da Grand View Research, espera-se que o mercado de inteligência artificial na saúde cresça a uma taxa de 39,2% ao ano até 2032, atingindo um valor de mercado de 281,2 bilhões de dólares.
Os dados do relatório apontam que a crescente aplicação da IA em telemedicina e o aumento na demanda por dispositivos de monitoramento remoto de pacientes são os principais fatores para a expansão dessa tecnologia na área da saúde. A inteligência artificial está transformando a maneira como os profissionais de saúde diagnosticam doenças, prescrevem tratamentos e monitoram o progresso dos pacientes.
Ela pode processar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e tendências que seriam impossíveis de detectar manualmente e isso permite uma tomada de decisão mais rápida, resultando em diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes”, comenta Ricardo Reis, Diretor de Operações da Globalthings.
Essa tecnologia também está sendo amplamente utilizada para melhorar a experiência do paciente, através de dispositivos de assistência que fornecem informações e suporte personalizado, e ainda permitem a redução da carga de trabalho dos profissionais de saúde, concedendo tempo para que se concentrem em casos mais complexos. De acordo com o relatório, o mercado de sistemas de chamadas de enfermagem está em franca expansão e deve atingir 5,4 bilhões de dólares em 2032, com CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 9,5%.
Buscando se beneficiar desse crescimento e melhorar a gestão hospitalar, a Globalthings – desenvolvedora de soluções tecnológicas para gestão da manutenção e de ativos de alto padrão de qualidade, inovação e eficiência – lançou no mercado um sistema equipado com Inteligência Artificial e Machine Learning. O GT P.A.P.O interpreta comandos de voz e direciona as solicitações dos pacientes em todo o hospital, reduzindo em até 60% os chamados aos enfermeiros.
“Nosso sistema atua tanto na satisfação do cliente quanto na otimização do trabalho da enfermagem. A inteligência artificial chegou para ficar e, incorporar cada vez mais essa tecnologia na saúde, promove a melhora contínua dos serviços prestados”, finaliza Reis. Fonte e mais informações: (https://globalthings.net/).