554 views 4 mins

Empresário ensina sobre investimento com foco em liberdade financeira

em Mercado
quinta-feira, 26 de junho de 2025

Davi Ramos é sócio-fundador da Vante Invest, vinculada ao BTG Pactual, e amplo defensor da educação como ponte rumo à construção da riqueza

Pouco estimulado nos debates populares e ausente nas grades curriculares das escolas no Brasil, o estudo sobre os investimentos financeiros pode se tornar um objeto inacessível para certos públicos. Para reverter esta tendência, um empresário de Brasília tem reunido esforços para levar o conhecimento da área para cada vez mais pessoas, com conteúdos descomplicados e ensinamentos que vão além da esfera econômica.

Davi Ramos é o idealizador deste movimento e tem uma trajetória marcada por desafios dos quais ele sempre tentou absorver aprendizados. Em multinacionais como a General Motors e a Ford, atuou com destaque em relações institucionais, vendas e marketing, mas foi somente em 2015 quando “virou a chave” e decidiu entrar no mercado de finanças. Uma vez inserido nesta realidade, o investidor percebeu que aquilo ainda era muito restritivo à grande massa e precisava de novas visões “mais humanas”, principalmente para quem queria ingressar nela.

Foi diante desta inquietação pessoal que surgiu a iniciativa de criar a Vante Invest, uma empresa prestadora de assessoria dentro deste segmento para um público variado, que abrange desde o brasileiro comum até quem já possui patrimônios e deseja crescer com segurança. Com uma visão prática e sustentável do setor, o escritório foi potencializado com o reforço de outros dois sócios, conquistando notoriedade e se firmando como um dos principais braços comerciais do BTG Pactual, considerado o principal banco de investimentos da América Latina.

A companhia tem como perfil contratante pessoas físicas e jurídicas, geralmente empresários e famílias que já possuem capital a partir dos R$ 300 mil, carentes por um direcionamento especializado. Atualmente, o trio tem planos de expandir os serviços para São Paulo em até doze meses, além de dobrar o AUC (Ativos sob Custódia) no mesmo período. A projeção é que haja um crescimento de mais de 200% no faturamento até o final de 2026, considerando a entrada em novos nichos e a chegada de potenciais investidores interessados na consultoria.

Encabeçada por Davi, a equipe compartilha dos mesmos ideais amigáveis de relacionamento com o assessorado, no qual o atendimento precisa ser próximo e personalizado. Este modelo tem por objetivo uma construção gradual do crescimento no longo prazo: “Nosso papel vai muito além de indicar investimentos — queremos construir jornadas financeiras sólidas e duradouras ao lado de cada cliente”, explica o sócio-fundador, que já planeja levar os seus ensinamentos para mais pessoas por meio do livro “Capital Inteligente”, cujo lançamento está previsto para este ano.

Na obra, o empresário conta, a partir das suas experiências, quais são as principais armadilhas presentes nesse setor e o que fazer para evitar ser mais uma vítima do sistema. A publicação é separada em “sete pilares”, sendo o referente ao “conhecimento” o mais negligenciado pelo público que deseja construir as suas riquezas. Por isso, Ramos busca a todo momento reforçar a importância da educação financeira como algo fundamental, uma vez que, para ele, enriquecer não é sobre ter sorte ou ganhar na loteria, mas sobre construir, com consciência e método, uma vida de liberdade econômica real.