Uma importante transformação para a indústria em todo o mundo é o aumento da população mundial, que deve passar de 7,6 bilhões atualmente para quase 8,6 bilhões em 2030. Com isso, surge a necessidade de alimentar a todos, associada ao crescente número de pessoas com restrições alimentares, sejam elas por opção ou questões de saúde. Esse cenário é ideal para o aparecimento de um importante nicho de mercado para a indústria: o de alimentos criados em laboratório, chamados de “New Food” ou “agricultura celular”.
No Brasil, são diversos players atentos a esse desenvolvimento e que investem em pesquisas e em soluções para as recentes necessidades. “Investimos em novas máquinas estéreis para fermentação de proteína baseada em plantas para consumo humano e também na carne cultivada a partir de células animais, usando biorreator”, explica o gerente geral da área PFB (farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia) da Gemü do Brasil, Hans Paul Mösl, ao acrescentar que a demanda mundial por alimentos exige fortes investimentos em inovação, e até a quebra de paradigmas para atender à demanda.
“Recebemos a missão de entender os rumos desse mercado, seja no acompanhamento de pesquisadores de novos alimentos ou junto às próprias fabricantes”, explica o gerente. “Hoje, o polo do New Food está em Israel, mas é possível que o Brasil abrigue instalações em breve, e queremos estar à frente”, explica. Ou seja, a empresa fornece não apenas o maquinário do futuro, mas almeja se tornar o laboratório de inovação mundial.
“Ao mesmo tempo, temos os efeitos do aquecimento global, que inviabiliza a produção agrícola tradicional em algumas partes do mundo, o que contribui para a busca de soluções inovadoras e novos locais de cultivo. Nesse caso, o Brasil sai na frente pela sua relevância no agronegócio, um mercado cada vez mais tecnológico e preciso”. O grupoproduz no Brasil máquinas e equipamentos para os setores farmacêutico, alimentício, de biotecnologia, siderurgia e mineração entre outros. – Fonte e mais informações: (https://www.gemu-group.com/pt_BR/).