Os carros híbridos e elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Apesar de ter alcançado apenas 3,37% de participação de mercado no primeiro trimestre deste ano, a venda de eletrificados de janeiro a março alcançou um crescimento de 50% na comparação com o primeiro trimestre de 2022. De acordo com o sócio fundador e diretor comercial da Solarvolt, Gabriel Guimarães, apesar dos veículos híbridos ainda serem cercados de dúvidas, há uma popularização desse mercado e uma mudança – mesmo de forma gradual – de perfil do consumidor, que está vendo o impacto desses veículos.
Híbrido, híbrido plug-in ou totalmente elétrico, o veículo que, de uma forma ou outra, usa eletricidade tem se transformado em um desejo dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), já rodam, hoje, 141,2 mil veículos eletrificados no Brasil, sendo que, no mês passado, foram vendidos cerca de 5,9 mil veículos. Esse número corresponde ao segundo melhor mês de toda a série histórica do setor, que se iniciou em 2012, ficando atrás apenas de setembro de 2022 quando foram vendidos cerca de 6,4 mil.
Esse cenário levou a Solarvolt, uma das líderes do segmento de geração de energia fotovoltaica, a criar uma empresa especializada no segmento automotivo, a Voolta. ‘’Notamos uma demanda de alguns clientes em relação à infraestrutura de carregadores de veículos elétricos. Nesse sentido, nos esforçamos para proporcionar e garantir uma vida útil longa do equipamento, com boa disponibilidade e segurança. É oferecer as melhores soluções de infraestrutura para um segmento de carros que pode melhorar a nossa realidade. Estamos otimistas nessa missão’’, destaca Gabriel.
O otimismo é justificado pela tendência de mercado. Segundo pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, divulgada no Think Mobility no mês passado, foi observado que mais da metade (52%) dos brasileiros que pretendem trocar de veículo nos próximos meses considera adquirir um híbrido ou elétrico. Segundo Gabriel Guimarães, o mercado brasileiro para esse segmento vem evoluindo e mostrando seus impactos positivos ao consumidor. ‘’Estamos falando de alternativas mais ecológicas, experiências melhores de condução, reduções nas emissões e um melhor aproveitamento do combustível. Impactos positivos e responsabilidade. O consumidor está se atentando a isso’’, pontua o diretor comercial.