195 views 3 mins

Brasil tem quase 2 milhões de e-commerces: oportunidades no mercado digital

em Mercado
terça-feira, 23 de julho de 2024

AndreyPopov_CANVA

O ano de 2023 foi marcado por um fator histórico para o e-commerce brasileiro: o número de lojas virtuais no país chegou a quase 2 milhões, de acordo com dados da Bigdatacorp. Esse crescimento representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior, demonstrando a relevância cada vez mais presente do comércio eletrônico no cenário nacional.

No mundo digital, um novo panorama se desenha: as pequenas empresas (com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões) estão em franca ascensão, dominando a liderança com crescimento potente. Esse avanço contrasta com a realidade das empresas de maior porte, que hoje representam apenas 2,7% do total.

”A crescente digitalização do varejo mostra que o marketing digital é uma ferramenta essencial para desenvolver e fortalecer as vendas online de uma marca. Relevante em empresas de todos os portes, para se consolidar e ser bem-sucedida, é preciso que ele seja aplicado de maneira estruturada e estratégica – principalmente entre aquelas que fazem altos investimentos”, explica o sócio-fundador e COO da Kipiai, Bruno Cunha Lima.

O desenvolvimento expressivo do negócio online e dos marketplaces redefinem o panorama de metas, exigindo uma profunda transformação no modelo de vendas tradicional. As empresas precisam se adaptar a essa nova realidade para se manterem competitivas e alcançar o sucesso.

Diversos elementos contribuem para essa expansão acelerada do comércio digital:

  • Avanço do uso da internet: a banda larga se tornou mais acessível, permitindo que mais pessoas se conectem e explorem as vantagens.
  • Crescimento do mobile commerce: os smartphones se consolidaram como dispositivos primários para acesso à navegação, facilitando pesquisas e compras online.
  • Avanços tecnológicos: soluções inovadoras em logística, pagamentos e segurança aprimoram a experiência do consumidor e impulsionam a conversão.
  • Acessibilidade e praticidade: essa modalidade oferece praticidade, variedade de produtos, preços justos e a comodidade de comprar de qualquer lugar, a qualquer hora.

O crescimento do e-commerce no Brasil, impulsionado por estratégias eficazes de marketing digital, é crucial para o desenvolvimento econômico do país”, afirma Bruno. “Esse crescimento em 2023 prova mais uma vez que o comércio eletrônico deixou de ser uma tendência e tornou-se uma realidade sólida na vida das pessoas. Este resultado reflete o crescente hábito de compras online no Brasil.

É essencial que as marcas invistam estrategicamente para atrair e fidelizar clientes, consolidando sua posição no mercado. Aqueles que buscam inovação e aprimoramento constante em suas estratégias digitais saem na frente nas vendas online, garantindo assim a consolidação de sua marca”, complementa. – Fonte e outras informações: (https://www.kipiai.com/).