A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou em maio um crescimento de 4,81% em relação ao mês de abril. O levantamento aponta que 10,08% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 9,59% em abril. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de maio de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em fevereiro e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito. Além da comparação mês a mês, aferiu uma alta de 10,19% na inadimplência de maio comparado ao mesmo período do ano passado – quando 9,05% dos carnês estavam atrasados.
Essa elevação pode ser explicada pelo nível da inflação dos últimos 12 meses, que impacta diretamente no poder dos consumidores honrarem seus compromissos financeiros, além da participação de mais clientes novos na carteira dos lojistas. Esses consumidores novos costumam ter uma inadimplência maior que os clientes tradicionais, o que contribui para o aumento da média geral. O levantamento foi idealizado com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas. – Fonte: (www.meucrediario.com.br).