Realizado desde 2013, o ranking Brand Footprint da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, acaba de divulgar as marcas mais escolhidas mundialmente pelos consumidores em 2020. Pelo nono ano seguido, a Coca-Cola foi a mais consumida, escolhida 6,5 bilhões de vezes dentro de casa. À medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comércio eletrônico em 50% por ter sido escolhida 59 milhões de vezes online.
Assim como em 2019, a Colgate manteve a vice-liderança no ranking, sendo escolhida 4,3 bilhões de vezes, e o terceiro lugar ficou com a Lifebuoy (marca da Unilever especializada em sabonetes bactericidas), apontada mais de 3 bilhões de vezes. O ranking analisou 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países dos cinco continentes, incluindo o Brasil, com alcance de 73% da população mundial e cobertura de 89% do PIB global.
Embora a Coca-Cola e a Colgate tenham permanecido como as duas marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente, respectivamente, a lista de 2020 teve mudanças no seu topo: a Maggi, que apareceu em 3º lugar em 2019, desceu para a 4ª colocação, sendo substituída pela Lifebuoy. A lista inclui também, por ordem, Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafé, Vim, Knorr, Nestlé, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.
Um dos destaques foi a marca Dettol, que mais cresceu no Top 50 Global, com avanço de 39% de CRPs (Consumer Reach Points), sendo escolhida quase 1.4 milhões de vezes e subindo da 27ª posição em 2019 para a 16ª posição. CRP é a métrica desenvolvida pela Kantar para criar o ranking Brand Footprint com base na quantidade de vezes que as marcas foram escolhidas pelos consumidores em um ano. As marcas de higiene e alimentos embalados foram as que mais se beneficiaram da pandemia.
Junto com o aumento do desenvolvimento de Dettol em casa, Lifebuoy, Vim e Palmolive também aumentaram suas taxas de penetração. Na categoria de alimentos embalados, Maggi, Oreo, Heinz, Lays e Barilla foram escolhidos por mais famílias em 2020 do que em 2019. O estudo também mediu o comportamento dos compradores. Por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas foram bem menos ao supermercado: 1,6 bilhão de viagens deixaram de ser feitas em 2020, em comparação com o ano anterior.
E apesar da redução, o tíquete por viagem aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram suas opções de compra e quase dois terços (64%) das 50 principais marcas encontraram compradores adicionais em 2020. De uma maneira geral, as marcas tiveram crescimento de quase 10% no ano, mas com grandes diferenças regionais. Índia e Estados Unidos foram os mercados mais importantes para o crescimento das 50 maiores marcas em 2020, representando 55% deste desenvolvimento.
A pandemia acelerou a migração de compras presenciais para o online, como alimentos, o que aumentou suas vendas digitais em 45,5%. Como resultado, os compradores se voltaram para as maiores marcas online. As 5 principais escolhidas foram Coca-Cola, Heinz, Nescafé, Colgate e Lay’s. L’Oréal Paris foi a marca online de maior sucesso, com 17% de suas vendas por meio desse meio eletrônico; seu crescimento online de 35% compensou parcialmente seu declínio offline.
Os eventos de COVID-19 mudaram o crescimento lento, levando as Top 50 a um crescimento em 2020 que não tinha sido visto em anos anteriores. A penetração foi um impulsionador crucial do desenvolvimento, já que 88% das marcas viram um aumento no número de compradores que as escolheram. Além disso, 5 marcas no Top 10 tiveram mais lucros do que os observados em 2019, o que aponta para um crescimento global mais consistente com o maior aumento de compradores visto em um maior número de mercados. Fonte e outras informações: (www.kantar.com/brandfootprint).