O consumidor está cada vez mais exigente diante da facilidade de acesso às informações disponíveis na internet, que permite analisar diferentes fatores do produto ou serviço desejado. Neste contexto de ampla concorrência, saem na frente as oficinas mecânicas que oferecem canais rápidos de comunicação para agendamentos e tratativas de valores do orçamento.
Segundo Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, a melhor propaganda é a indicação do cliente como resultado do bom atendimento oferecido pela oficina, o que envolve também ações de comunicação em meios tradicionais e digitais. “O cliente quer agilidade no atendimento porque o tempo está escasso”, afirma.
Veja quatro recomendações do IQA para que os clientes se sintam bem atendidos e, assim, possam voltar e indicar a oficina para outras pessoas:
1) Acompanhar a evolução das tecnologias de comunicação para inovar com ferramentas que melhor atendam as necessidades do cliente, cujo tempo é cada vez mais escasso;
2) Investir em canal de comunicação para oferecer um rápido atendimento, no qual as respostas sejam imediatas e constantes, como WhatsApp Business ou chat on-line;
3) Comunicar-se de maneira clara e detalhada para facilitar o entendimento e agilizar o processo de aprovação de um orçamento; sempre que possível, utilizar imagens;
4) Manter um website atualizado com informações sobre os serviços prestados.
Assim como a oficina precisa se atualizar cada vez mais em relação às novas tecnologias de comunicação, atendimento e gestão do negócio, o IQA ao longo dos anos investe na ampliação de seus meios de contato digitais com os clientes e leva as novas tendências para o mercado reparador, por meio dos trabalhos de certificação e treinamento que são oferecidos ao setor.
No setor, toda oficina pode buscar ser certificada desde que atenda aos requisitos do processo. O foco do IQA é oferecer suporte técnico aos gestores para que adotem conceitos técnicos na gestão dos negócios e tenham controle dos processos, o que permite colher resultados como redução de custos, melhor interação da equipe e aumento da satisfação do consumidor.
Assim, a certificação da qualidade é ponte para o crescimento do negócio e instrumento de segurança para o cliente porque atesta a qualidade dos serviços prestados, uma vez que toda oficina certificada implementa método robusto de gestão e passa por ampla avaliação de órgão imparcial, idôneo e competente sobre todos os pontos de organização da empresa.
Fonte e mais informações: (www.iqa.org.br).