A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversas áreas e segmentos e no setor bancário não seria diferente. As instituições financeiras têm a oportunidade de aproveitar essa tecnologia para impulsionar a inovação, otimizar operações e aprimorar a experiência do cliente.
Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), divulgado em 2024, aponta que mais de 86% das organizações bancárias globais estão desenvolvendo ou se preparando para operar com IA generativa. De olho nesses dados, a ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, elenca quatro vantagens da adoção da IA no setor financeiro. Confira:
1- Atendimento ao cliente otimizado – Chatbots e assistentes virtuais podem fornecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes, solucionando problemas simples e liberando os agentes humanos para se concentrarem em casos mais complexos. Isso melhora a acessibilidade e a agilidade do processo, proporcionando uma experiência mais satisfatória aos consumidores.
2- Personalização de serviços – A IA pode analisar dados para recomendar produtos e ofertas personalizadas, criando uma experiência mais relevante e atendendo às necessidades individuais dos clientes. Além disso, a análise de crédito, baseada em dados, também agiliza a aprovação de empréstimos, tornando-os serviços mais eficientes.
3- Segurança reforçada – A IA é crucial na detecção de fraudes em tempo real e na autenticação biométrica, protegendo as instituições e seus clientes contra ameaças crescentes. Segundo o Anuário de Segurança Pública (2024), houve um aumento de 65,2% nas fraudes bancárias, o que reforça a importância da ferramenta nesse aspecto.
4- Governança eficiente – A IA automatiza processos e relatórios, trazendo mais precisão e agilidade para os reportes de conformidade e riscos. As plataformas de gestão de riscos que utilizam o recurso monitoram as ameaças em tempo real, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas.
Uma pesquisa realizada pela Febraban, sobre Tecnologia Bancária 2024, revelou que os bancos que utilizam IA tiveram um aumento de 11% nos índices de eficiência em processos internos. Esses dados demonstram o potencial da IA para impulsionar a eficiência e a competitividade no setor financeiro.
Aqueles que investirem na ferramenta estarão melhor posicionados para aproveitar as oportunidades e superar os desafios, impulsionando o crescimento, a experiência do cliente e a sustentabilidade do negócio a longo prazo. – Fonte: (https://www.ilegra.com/pt).