116 views 2 mins

Secretário defende aumento de idade para aposentadoria

em Manchete
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Rosana Hessel

Rosana Hessel

Secretário de Acompanhamento Econômico, Mansueto de Almeida.

Em nenhum outro lugar do mundo as pessoas se aposentam tão jovens como no Brasil, afirmou o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, em evento na PUC do Rio, na última sexta-feira (23). Ele defendeu uma reforma uniformizada que aumente a idade para a aposentadoria e que acabe com os regimes especiais para todas as categorias, incluindo militares e parlamentares.
“Algumas pessoas, muito novas, se aposentam com regimes especiais. Temos de mostrar que isso não é sustentável ao longo do tempo”, declarou. “Vamos colocar uma proposta no papel e discutir com a sociedade. Em todos os países, a Previdência é o mais uniforme possível. Como temos vários regimes especiais, precisamos de mecanismos de transição bem elaborados”, argumentou.
O texto da reforma da Previdência ainda precisa da aprovação do Congresso. “Se explicarmos como funciona a Previdência no Brasil e em outros locais do mundo, você consegue aprovar a reforma. Nos próximos 30 anos, a projeção de pessoas idosas vai triplicar em relação à população, muito parecido ao Japão. Precisamos garantir que todas essas pessoas que vão se aposentar nos próximos 20, 30 anos tenham garantias no futuro”.
Mansueto também comentou a proposta que estabelece novo regime fiscal e limita a variação dos orçamentos da saúde em educação a, no máximo, à inflação. Para ele, separar a discussão do teto de gastos dos estados e da União é uma decisão acertada. Ele se mostrou otimista em relação ao crescimento do PIB, que, segundo ele, pode superar as estimativas do governo de 1,6% para 2017 (ABr).