Foto: Erasmo Salomao/Ministério da Saúde O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lança Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. |
Teve início ontem (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo para que o público-alvo compareça às unidades de saúde para se imunizar. A expectativa é imunizar 58 milhões de pessoas até o dia 31 de maio. O chamado do ministro foi feito principalmente aos grupos prioritários dessa primeira fase da campanha, que são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; as grávidas e as puérperas, mulheres até 45 dias após o parto.
O chamado foi feito pelo ministro durante cerimônia, em Porto Alegre, que marcou o lançamento oficial da campanha. “Serão doses de vacina onde vamos garantir o inverno para aqueles que necessitam e evitar que aquela gripe se transforme em pneumonia, em tristeza e óbito”, disse Mandetta.
O governo federal enviou aos estados 63,7 milhões de doses da vacina. A partir do próximo dia 22, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose. Fazem parte desse grupo os trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade (ABr).