Devotos muçulmanos se reúnem na praça de um shopping perto da grande mesquita de Meca. |
A Arábia Saudita já recebeu mais de 1,7 milhão de pessoas, sendo 930 mil homens e 804 mil mulheres, para a realização da peregrinação anual à cidade santa de Meca, informou ontem (28)o Departamento Geral de Migrações saudita. O departamento detalhou que mais de 1,72 milhão de peregrinos chegaram à terra sagrada, entre eles 88.374 através de vias terrestres, enquanto mais de 1,6 milhão usaram avião e mais de 14 mil viajaram pelo mar.
É esperado que este ano participem da peregrinação cerca de 2,6 milhões de pessoas, número superior ao do ano passado, quando 1,8 milhão de peregrinos visitaram Meca. A peregrinação, que qualquer muçulmano deve fazer de forma obrigatória pelo menos uma vez na vida, conhecida como “hach”, deve ser realizada durante o 12° mês do calendário islâmico.
Os atos centrais da peregrinação acontecerão amanhã e quinta-feiras, ainda que os peregrinos costumem chegar vários dias antes às cidades santas da Meca e Medina. As autoridades sauditas são encarregadas de organizar e supervisionar a peregrinação, um dos cinco pilares do Islã, que a cada ano mobiliza milhões de crentes de todo o mundo (Agência EFE).