74 views 2 mins

Geddel, Cunha e outros agiam para beneficiar empresas

em Manchete
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
José Cruz/ABr - Marcelo Camargo/ABr

José Cruz/ABr - Marcelo Camargo/ABr

O ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-deputado Eduardo Cunha.

A operação que a Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (13), para investigar um suposto esquema de fraudes na liberação de créditos da Caixa, entre 2011 e 2013, teve origem na obtenção de informações extraídas de um aparelho celular apreendido em 2015, do ex-presidente da Câmara, o deputado cassado Eduardo Cunha.
Ao pedir à Justiça Federal autorização para a PF cumprir sete mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais das quatro unidades da federação, o MPF citou Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima como suspeitos de possíveis crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, praticados entre 2011 e 2013.
Para o procurador da República, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, Geddel “valeu-se de seu cargo na Caixa para, de forma orquestrada, beneficiar empresas com liberações de créditos dentro de sua área de alçada e fornecer informações privilegiadas para outros membros da quadrilha composta, ainda, por Eduardo Cunha” e outros.
Segundo o MPF, o ex-deputado Eduardo Cunha manipulava a liberação de créditos na Caixa com o envolvimento de Cleto e, possivelmente, do então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira, mencionado em diversas mensagens eletrônicas como beneficiários de valores desviados por meio do esquema. De acordo com o MPF, foi o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto quem acusou Eduardo Cunha de ter recebido propina de empresas em troca da liberação de verbas do FI-FGTS (ABr).