133 views 2 mins

Embrapa quer mais aproximação com setor produtivo

em Manchete
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
Embrapa temproario

Embrapa temproario

O pesquisador Sebastião Barbosa tomou posse ontem (10) como presidente da Embrapa.

Foto: Antonio Cruz/ABr

O pesquisador aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa, tomou posse ontem (10) como presidente da estatal, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ele assume o cargo ao fim do mandato de Maurício Antônio Lopes, que estava na função desde 2012. Com pouco menos de R$ 4 bilhões, boa parte gasto com a folha de pagamento, Barbosa defende novas formas de financiamento para a empresa, com recursos da iniciativa privada e organismos internacionais.
“Precisamos de recursos e entendemos as dificuldades pelas quais o país passa”, disse, contando que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, já prometeu recursos para pesquisas da estatal. A extensão rural e a aproximação da Embrapa com o setor produtivo também são projetos defendidos pelo novo presidente. Para isso, ele espera contar com parcerias, prefeituras, sindicatos, federações e outras organizações de agricultores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.
“Os pequenos agricultores, principalmente os de base familiar, perdem competitividade no acesso à tecnologia, insumos e mercados. Somente pelo associativismo isso poderá ser superado”, garantiu. A região do semiárido receberá prioridade, segundo Barbosa, já que abriga uma grande população pobre e é a mais impactada pelos efeitos das mudanças climáticas.
Para alcançar mais mercados, ele também quer desenvolver setores como o de leite e derivados, frutas e produtos florestais. “O mundo mudou, nossos consumidores vão exigir mais comida, fibra e produtos florestais diferenciados, mais baratos, modernos e produzidos com sustentabilidade social e ambiental”, explicou (ABr).