180 views 55 secs

Cunha nega que tenha recebido propina do BTG Pactual

em Manchete
segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Marcelo Camargo/ABr

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, reagiu com “franca indignação” e desmentiu “com veemência” as informações divulgadas pela imprensa de que teria recebido propina de R$ 45 milhões para alterar uma medida provisória beneficiando o banco BTG Pactual – cujo dono, André Esteves, foi preso na última semana. Cunha garantiu que a emenda apresentada por ele vai em sentido contrário a esse interesse e previa o não aproveitamento dos créditos.
Segundo ele, todas as emendas apresentadas a esta MP foram rejeitadas pelo relator à época, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que adotou apenas duas emendas do relator das quais uma delas previa que só se trataria de créditos presumidos para bancos que entrassem em liquidação a partir de 1º de janeiro de 2014.
A outra emenda do relator foi para alterar artigos que previam a possibilidade de utilização dos créditos em “saldos presumidos” para deixar apenas “prejuízo”. “Com isso, só seria possível apurar o prejuízo do ano anterior, e não o saldo acumulado de prejuízos. Tecnicamente, foi isso que o relator fez e o fez atendendo indiretamente a emenda que eu fiz para suprimir essa possibilidade”, disse o presidente da Câmara. “A minha emenda era justamente contra o aproveitamento de créditos por bancos em liquidação”, completou (ABr).