140 views 2 mins

Baía de Guanabara: Despoluir custaria R$ 20 bi e levaria 25 anos

em Manchete
quarta-feira, 20 de julho de 2016

Tomaz Silva/ABr

Secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, André Correa, disse ontem (20) que não é possível deixar a Baía de Guanabara em condições adequadas em menos de 25 anos. Correa afirmou que a meta de “despoluir 80% da baía até a Olimpíada” era “muito ousada e mal colocada”, pelo que ele avaliou como um erro de comunicação.
“Qualquer pessoa que disser que essa baía estará em condições ambientalmente adequadas em menos de 25 ou 30 anos está mentindo. Não vamos fazer isso no curto prazo”, admitiu. O secretário afirmou que apenas para resolver os problemas de despejo de esgoto na Baía de Guanabara seriam necessários mais R$ 20 bilhões para executar os planos municipais de saneamento das cidades que circulam a baía.
“Estamos falando apenas de esgoto. Só de universalizar e impedir que a carga orgânica chegue na baía”, disse ele, acrescentando que rejeitos industriais, resíduos sólidos e vazamento de óleo de navios também poluem a baía. Correa informou que erros de planejamento e de comunicação fizeram com que o governo caísse em descrédito com a população sobre o tema.
Depois, ao assumir compromissos olímpicos, o estado prometeu despoluir 80% da baía. “A gente colocou uma meta que era muito ousada, de ter a baía 80% despoluída e ninguém sabe explicar o que é esse 80%, se é de carga orgânica ou se não é. Ficou uma coisa muito mal colocada e que só contribuiu para esse descrédito original” (ABr).