Cerca de 48% das empresas brasileiras fecham as portas antes dos três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.
Embora o número de empresas criadas no Brasil tenha crescido aceleradamente – segundo o Ministério da Economia, foram criadas no país 1,3 milhões de empresas nos primeiros quatro meses deste ano – ainda é alto o índice de negócios que quebram. De acordo com o IBGE, cerca de 48% das empresas brasileiras fecham as portas antes dos três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.
Falta de planejamento, conhecimento e tempo são os principais motivos que levam ao encerramento de negócios. Contudo, é justamente por falta de conhecimento que as empresas falecem, e muitas vezes é possível evitar a falência com estratégias e novo posicionamento no mercado.
“Assim como acontece em nossa vida pessoal, o mundo dos negócios requer reavaliação. Em algum momento da jornada empreendedora será preciso parar e reavaliar a identidade e possíveis mudanças. Os motivos são diversos, desde a necessidade de alcançar novos clientes, comunicar novas estratégias comerciais ou até mesmo para se reposicionar no mercado com uma nova cara, roupagem ou identidade”, explica o sócio e diretor comercial da Maui, Renan Miyamura.
Quando esses momentos de inflexão surgem, o procedimento recomendado, e muito assertivo, é o reposicionamento da marca no mercado. Este tipo de ação estratégica é recomendado quando se percebe que o negócio não está evoluindo bem, com pouco retorno, identificação do público com a marca e até mesmo em relação a elementos de identidade visual ou outras características relacionadas aos serviços e/ou produtos.
Independente da situação identificada, é importante entender que a mudança vai muito além da questão estética e está intimamente ligada ao reposicionamento ou mudança de plano da empresa.
. A importância de perceber a necessidade da mudança – Para se construir uma marca consistente o caminho é árduo: você vai enfrentar obstáculos, vai errar, vai acertar, mas o mais importante é perceber o momento de parar e refletir sobre a necessidade de mudança, porque nem sempre ter uma boa ideia é sinônimo de bom negócio.
Quando o empreendedor assume a necessidade da mudança, é possível reconquistar o público, recuperar clientes, recuperar a credibilidade e até mesmo fortalecer a imagem da marca. “Ter esse olhar atento para identificar o momento de parar é extremamente importante e saudável. Grandes marcas do cenário nacional e internacional passaram por este mesmo processo, faz parte da construção e estruturação do negócio”, ressalta Miyamura.
Além disso, há de se considerar que a mudança requer diversas etapas, e entre elas está a mais importante: questionar e rever todo o planejamento da marca a partir da estratégia de negócio da empresa. Isso porque existem diferentes elementos a serem considerados como, por exemplo, o contexto de mercado, diagnóstico, público, clientes, entre outras possibilidades.
“É muito importante analisar todos os prós e contras, todos os lados. Repassar tudo até que fique muito claro qual é o desafio que a mudança da marca precisa responder, seja isso de forma conceitual, visual ou verbal”, esclarece Renan.
. Fatores que indicam a necessidade de um reposicionamento –
Indicadores internos:
- Queda nas vendas;
- Aumento reclamações;
- Aumento de avaliações negativas;
- Mudança de segmento de mercado;
- Identificação de oportunidade de expansão;
- Mudança de estratégia;
- Entre outras possibilidades.
Indicadores externos:
- Alteração no comportamento do consumidor;
- Identificação de novas prioridades;
- Surgimento de novos concorrentes;
- Crises (econômica, política, social, cultural etc.)
- Novas prioridades;
- Entre outras possibilidades.
É muito importante ficar atento e observar os cenários, tanto no ambiente interno como no externo, pois o negócio pode sofrer impacto com as movimentações do mercado.
Além disso, é importante compreender que o novo posicionamento deve ser bom tanto para a empresa quanto para os clientes, pois quando se consegue perceber que a empresa necessita de uma mudança estratégica esse novo olhar tende a beneficiar não apenas a organização, mas também o cliente, e isso é um grande avanço para obter êxito. – Fonte e outras informações: (https://mauimkt.com.br/).