88 views 3 mins

Prefeitura e Estado discutem estratégias para programa de combate às drogas

em Manchete Principal
segunda-feira, 03 de junho de 2019
Covas temproario

Covas temproario

A meta da Prefeitura de acabar com 80% da Cracolândia, até o fim do ano que vem, está mantida. Foto: Rovena Rosa/ABr

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o governador do estado, João Doria, secretários municipais, estaduais, representantes de autarquias e inspetorias se reuniram ontem (3), para alinhar as estratégias, mapear as necessidades e identificar os avanços da segunda fase do Programa Redenção, que oferece tratamento aos dependentes químicos. As ações serão articuladas em quatro eixos principais: saúde, assistência social, segurança e trabalho, que atuarão com protocolos e metas a curto e médio prazo.
“Chamamos o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para trabalharmos juntos em três frentes. Comunidades terapêuticas; a ideia de abstinências com muitos modelos, mas não o único, e em terceiro lugar, nós achamos que cada indivíduo tenha seu projeto terapêutico singular”, disse o coordenador de Saúde do Programa Redenção, Arthur Guerra.
Quanto a internação compulsória, Guerra afirmou que, ainda que necessária em alguns casos, o programa pretende trabalhar com o modelo de internações voluntárias, que é quando o usuário de drogas aceita ser internado e tratado. “A internação compulsória não pode ser vista como o único modelo milagroso de resolver todo o problema de saúde e social também. Em alguns casos ela é indicada. Nós trabalhamos no município com a internação voluntária, nós tivemos em dois anos 10 mil internações voluntárias”.
Segundo o coordenador do programa, a taxa de internações involuntárias hoje no programa em São Paulo é em torno de 12%. “Nos seis anos do projeto Recomeço, tivemos 0,03% de internações compulsórias e involuntárias entre 12% e 15%. O Programa Redenção deve manter esses índices”. A meta da Prefeitura de São Paulo de acabar com 80% da Cracolândia, até o fim do ano que vem está mantida. “É uma meta que estamos perseguindo de forma bastante objetiva”. Já o prefeito Bruno Covas disse que o esforço da equipe tem sido fundamental para o sucesso do programa (ABr).