1744 views 3 mins

Gastronomia x Burocracia

em Manchete Principal
segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Especialista em Gestão de Negócios de Gastronomia lista algumas ações que devem ser consideradas ao planejar um negócio do setor

Empreender pode ser uma saída para pessoas que enfrentam crises na vida financeira ou um desejo de quem sonha com o negócio próprio. Mas não basta ter uma ideia e um ponto comercial para iniciar. Antes, é preciso muito planejamento e estudo.

Entre as inúmeras tarefas de quem decide empreender no ramo da gastronomia, uma delas, e talvez a mais incômoda, é lidar com as burocracias. Isso por que, por tratar-se de um estabelecimento que comercializa comida, é preciso ter alvará de funcionamento, vistorias de órgãos de saúde e segurança, além de licenças específicas.

“O primeiro ponto a estudar é em relação à vigilância sanitária. Observar as normas antes mesmo de buscar por um imóvel para tentar achar um que atenda a todas as suas necessidades. Se for o caso, considere fazer adequações e reformas”, explica Vera Araújo, especialista da VA Gestão de Negócios.

Ainda em relação ao ponto, é preciso conhecer o zoneamento da região onde você tem interesse de abrir seu negócio. “É permitido instalar uma cozinha industrial naquele local? Existe local seguro e permitido para entregadores pararem, se você pretende atender delivery? No caso de bares, é permitido uso de equipamento de som até mais tarde ou é uma área residencial?”, lembra a especialista.

Outro ponto importante para ressaltar é a necessidade do CNPJ da empresa para conseguir a licença junto aos órgãos públicos. “Muita gente quer abrir o negócio como pessoa física e nós sempre ressaltamos que, com isso, é impossível ter um negócio regulamentado. Além disso, como pessoa física as negociações com fornecedores para melhores preços e prazos de pagamento ficam limitadas ou inviabilizadas”, enfatiza.

Seguindo para as licenças regulatórias, buscar informações sobre o Estado e a cidade onde o negócio será instalado é mais uma dica da especialista, pois há regulamentações específicas em diferentes localidades. Porém, de forma geral, estas são as principais licenças necessárias para abrir um negócio de Gastronomia:

  • Alvará de funcionamento;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS);
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Manual de Boas Práticas de Fabricação;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs);
  • Registro de compra dos alimentos.
    Vera Araújo é especialista em gestão de negócios do setor de Alimentos e Bebidas há quase 30 anos e está disponível para entrevistas sobre o tema.