Dia 13 de setembro é celebrado o Dia do Programador, posição que continua ganhando relevância em um mundo cada vez mais conectado. A celebração ocorre no 256º dia do ano, pois é relacionado ao 8-bite byte, uma unidade muito importante para os programadores
Desenvolvimento de software transformou completamento a indústria, todo equipamento eletrônico que usamos no nosso dia a dia carrega uma digital de um programador ou desenvolvedor. Ele também redefiniu o mercado de trabalho, permitindo o trabalho remoto e a sincronização de informação entre múltiplos sistemas e usuários.
Em meio à crescente globalização que continuamos vivenciando, existem diversas áreas onde os profissionais de TI e seus talentos são necessários, como Internet das Coisas, realidade aumentada, nanotecnologia, inteligência artificial e blockchain.
O desenvolvimento de software pode ser considerado a base do futuro, tornando os profissionais com conhecimento dessas habilidades muito procurados por empresas de primeira linha de diversos setores. Com essa tendência pronta para crescer, plataformas como a Turing, a plataforma alimentada por IA que conecta remotamente desenvolvedores latino-americanos com empresas de primeira linha do Vale do Silício, se tornarão úteis para atender à crescente demanda de talentos de TI.
É um desafio pensar em uma maneira como os desenvolvedores não estão envolvidos em atividades que moldam o mundo, quase tudo está conectado ou prontamente buscando maneiras de aumentar as conexões. Os profissionais de software têm a ver com muitos benefícios diferentes que a tecnologia nos deu, como:
Segurança cibernética – Os desenvolvedores criam as soluções de que precisamos para manter nossas interações online protegidas contra ameaças.
Ciência de dados e inteligência artificial – Esses campos em expansão exigem que engenheiros de software criem ambientes adequados para processar e visualizar os dados necessários para treinar modelos para projetos de ciência de dados e aprendizado de máquina.
Operações governamentais – Os codificadores são responsáveis por grande parte das transformações digitais dos governos.
Operações de marketing e negócios – Os desenvolvedores também podem ajudar as empresas a gerenciar operações criando aplicativos e ferramentas para uso interno ou soluções voltadas para o cliente.
Pesquisa e desenvolvimento – A pesquisa depende de dados, e as máquinas podem ajudar os pesquisadores a agregar, analisar, sintetizar e visualizar dados de maneiras que os seres humanos não eram capazes antes.
Desenvolvimento e design da Web – Os designers aproveitam as habilidades de programação para criar experiências on-line em áreas como comércio eletrônico ou entretenimento. Esses sites fornecem acesso às informações e serviços mantidos no mundo digital e contam com pesquisas de usuários para criar experiências.
O crescimento exponencial do setor de Tecnologia da Informação tem sido evidente nos últimos anos, e de acordo com relatório da International Data Corporation (IDC), espera-se que o crescimento desse setor continue a uma taxa de 5% ao ano no mercado norte-americano , o que pode ser uma grande oportunidade para os profissionais de TI continuarem desenvolvendo suas carreiras em campo.
Computadores, tecnologia e softwares fazem o mundo moderno girar, para cada software, há um programador (e muitas vezes equipes de programadores) nos bastidores, construindo e resolvendo problemas com códigos, soluções de segurança em nuvem e projetos de desenvolvimento intensos, melhorando nossa vida cotidiana.
Esta data significativa pode ajudar como um lembrete de quão relevantes são os trabalhos dos desenvolvedores, engenheiros e programadores para todos nós. – Fonte e outras informações (https://www.turing.com/).