Segundo o Sebrae, no Brasil, 24 milhões de mulheres empreendem no país, em comparação a 28 milhões de homens. Já no franchising, a força feminina representa 48% dos franqueados, sendo que, destes, 34% são em cargos de liderança, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Empreender já não é uma tarefa muito fácil e abrir o próprio negócio sendo mulher, é mais difícil ainda. Mesmo enfrentando muitas barreiras, o número de mulheres que têm se lançado a frente de negócios é cada vez maior, especialmente no setor de franquias.
1 De Policial Militar para CEO de grande rede de esmalteria
Kelly Nogueira, era Policial Militar, quando decidiu dar uma guinada em sua vida profissional. Após 12 anos na profissão, ela decidiu abandonar a carreira, apesar de amá-la, mas a mesma era muito arriscada para a baixa remuneração que recebia. Após muita pesquisa, decidiu fundar o Espaço Nails by Kelly Nogueira, em 2015. A principio um quiosque no Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Após 2 anos, ela migrou para uma loja do mesmo Shopping. Hoje são 7 unidades próprias e uma franqueada.
O Espaço Nails, oferece serviços de estética para as unhas, mudando assim a autoestima de suas clientes. “Não vendo apenas serviços, vendo transformações, autoestima. Eu empodero as mulheres que passam pelas minhas lojas” declaram Kelly Nogueira, CEO da marca, que tem planos de ampliar a sua marca, vendendo mais de 20 franquias em 2020. Coragem, determinação, superação, ousadia e muito trabalho resumem a trajetórias dessas empresárias que são exemplo do poder feminino, onde intuição e inteligência caminham lado a lado.
2 Irmãs ex-bancárias compartilham franquia da Seguralta
Ex-bancárias há mais de 7 anos, Adriane e Cristiane, sempre sonharam com o negócio próprio, para assim realizar um atendimento com os clientes da melhor maneira e nos padrões que elas estabelecessem. Apesar de estarem com as carreiras em ascensões no banco em que trabalhavam, decidiram que era o momento de iniciarem o próprio projeto.
Após um ano e meio de pesquisa sobre o projeto que mais se encaixava nos seus planos, elas conheceram a Seguralta. Todo os suporte e solidez que eles ofereciam, seria o diferencial para uma nova franquia, competindo diretamente com as outras corretoras de seguro da cidade.
“A franquia mudou muitas coisas em nossas vidas, crescemos como profissionais, e como pessoas. Nos proporcionou uma melhor qualidade de vida. Com a Seguralta estamos mais próximas de nossa família e trabalhando mais realizadas” afirma Adriane Parente, diretora da franquia. A meta agora é fortalecer a marca para os seus clientes em Ibiúna, onde ela está instalada.
3 De quatro empresas falidas para o sucesso da rede de ensino SuperGeeks
Vanessa fundou a SuperGeeks junto de seu esposo, Marco Giroto. A rede surgiu quando eles moravam no Vale do Silício (EUA) e perceberam que escolas, empresas e políticos americanos estavam se mobilizando para ensinar Ciência da Computação para crianças e adolescentes. Ela então uniu sua ampla experiência em lecionar com a expertise do marido em programação, para juntos fundarem a primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil.
Hoje a rede conta com mais de 5 mil alunos. São crianças a partir dos cinco anos de idade que fazem cursos para aprenderem ciência da computação. “Queremos revolucionar a educação no Brasil, levando ensino de tecnologia de qualidade. Acredito que somente por meio da educação é que nos tornaremos uma grande nação”.
Ela e seu esposo já estiveram à frente de quatro empresas. Entre elas está uma de áudio livro, de publicidade em livros eletrônicos e uma de “boneca inflável” para cachorros. “Foi Vanessa quem me ajudou a “manter os pés no chão” e colocar minhas idealizações em prática, e, claro, com o sucesso da SuperGeeks”, conta Marco. E mesmo sendo sócia de uma rede com mais 60 unidades, Vanessa ainda tem tempo para a maternidade ela e Giroto tem uma filha juntos.
4 Focando em sustentabilidade, ela reinventou o brechó infantil
Giovanna Domiciano é diretora de operações da Arena Baby, empresa revolucionária do brechó que trabalha com produtos seminovos e novos para bebês na faixa etária de RN (0 meses) até 3 anos. O diferencial do negócio é que o consumidor pode trazer os produtos que não utiliza mais. “Acredito que empreendendo eu consiga fazer a diferença, seja na vida de alguém, na minha comunidade ou no meu país. Nunca tive vontade de ser mais uma, de seguir a “boiada” como falam.
Não julgo quem faça isso, mas não me via assim e aprendi muito disso com o meu irmão e também sócio, que sempre me inspirou a seguir nesse caminho e segue junto. Ainda não tive nenhum tipo de situação desagradável por ser mulher e acredito que nós estamos tendo muito mais reconhecimento e respeito no mercado hoje em dia do que antes”, afirma Giovanna.
5 De professora para dona de uma rede de cursos de gastronomia
Um dos casos de sucesso no mundo das franquias é o de Lucilaine Lima, sócia fundadora do Instituto Gourmet. A ideia de criar o Instituto Gourmet surgiu em 2010, em Serra no Espírito Santo, quando Lucilaine, formada em biologia, resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros para poder ficar mais perto de seu filho.
Após trabalhar por quase 7 anos com venda de bem casados ela idealizou a criação do Instituto, “costumo dizer que idealizei o curso com 7 anos em 1, pois tudo que errei, pude facilitar para o aluno nos módulos do curso, pensando em tornar o aluno um empreendedor e gestor, maior dificuldade hoje em dia”.
Hoje o Instituto Gourmet é a maior rede de ensino em gastronomia do país, possui mais de 100 unidades comercializadas e no último ano faturou R$45 milhões. “Minha história é refletida em tudo o que eu busco, sou a mãe, dona de casa e a esposa que quer ficar em casa e trabalhar perto da família, gerenciar seu tempo e ganhar seu dinheiro”, finaliza.
Fonte e mais informações: (www.luckycom.com.br).