158 views 5 mins

Como transformar seu demonstrativo de lucros e perdas em fonte de inovação

em Manchete Principal
quarta-feira, 30 de setembro de 2020

É esperado buscar novas oportunidades de inovação para um negócio fora do ambiente da empresa. Nenhuma novidade até aí. Mas não se pode esquecer que, juntamente com a necessidade do usuário e a tecnologia correta para isso, é vital a nova solução ser financeiramente viável.

Marcelo Nicolau (*)

Para isso, o P&L – sigla de Profit and Loss Statement ou, na tradução, demonstrativo de lucros e perdas – é possui papel fundamental para fazer a análise da saúde financeira do empreendimento. Está aí o tripé para inovações de sucesso.

Pode parecer que o P&L nada tenha a ver com inovação. Mas o fato é que ele pode ajudar muito mais na pavimentação do caminho de qualquer empresa para o sucesso do que se imagina.

Trata-se de uma fonte inesgotável de informações e insights para o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou propostas de valor mais arrojadas. Há, pelo menos, três formas de ampliar as funcionalidades de um P&L tradicional que podem gerar hipóteses além das previsíveis. Confira!

1 – Receita Bruta – É o valor faturado pela venda de produtos e serviços em um determinado período. Apesar de inúmeros motivos contribuírem para a estagnação ou queda do faturamento de um negócio, muitas vezes, esse fato denota uma fragilidade em alguns pilares de inovação. Isso pode representar uma oportunidade para mudanças. Questionamentos e oportunidades a serem considerados nesses casos:

• Que novas ofertas podem ser criadas e comercializadas para o segmento de usuários atual?

• Como ajustar ou criar atributos para resolver a dor dos usuários de forma mais rápida, barata e efetiva?

• Que novos formatos de canais podem ser explorados e dominados para o produto/serviço?

2 – Custo do Produto/Serviço Vendido – Como o próprio nome diz CPV/CSV é a soma dos valores diretos gastos para a produção de uma determinada oferta. É um indicador que atinge diretamente a margem bruta de um negócio. Sendo assim, quanto mais soluções ou alternativas existirem para reduzir esse valor, maior será a competitividade e saúde financeira de um modelo. Oportunidades de inovação a serem consideradas em negócios ou mercados envolvendo altos custos:

• Como expandir para novos mercados como forma de aumentar volume de vendas e diminuir o custo por unidade?

• Qual a maneira de implementar sistemas de produção sob demanda para diminuir os custos com a estocagem de produtos?

• De que forma utilizar a inteligência artificial para a realização de modelos preditivos que possam otimizar a precificação, nível de produção e necessidades de mão de obra?

3 – Despesas Operacionais – As Despesas Operacionais (OPEX) se referem aos gastos necessários para manter o negócio em funcionamento. O valor das OPEX de uma empresa afeta diretamente sua margem líquida. Portanto, reduzir essas despesas ou mantê-las abaixo da média do mercado contribui para aumentar o retorno do negócio, sua saúde financeira e capacidade de caixa para novos investimentos.

Businessman cartoon presenting on blackboard

Questionamentos que podem ser feitos para gerar oportunidades de reduzir custos ou para criar um novo modelo mais competitivo no mercado:

• De que forma padronizar recursos, práticas e informações que permitam realizar o trabalho com menos?

• É possível integrar os recursos e aplicações tecnológicas de forma a aumentar as eficiências internas?

• Como terceirizar funções não-estratégicas a fornecedores que atuem de forma mais competitiva?

Esses são alguns exemplos de como identificar oportunidades de inovação por meio da análise de um P&L. Seja criando novos modelos de negócio ou aperfeiçoando modelos existentes, empreendedores e áreas de inovação de empresas podem se beneficiar muito ao buscar oportunidades “olhando para dentro” enquanto o restante do mercado está somente “olhando para a fora”.

(*) – É sócio-diretor da Play Studio, consultoria de inovação e venture builder.