É esperado buscar novas oportunidades de inovação para um negócio fora do ambiente da empresa. Nenhuma novidade até aí. Mas não se pode esquecer que, juntamente com a necessidade do usuário e a tecnologia correta para isso, é vital a nova solução ser financeiramente viável.
Marcelo Nicolau (*)
Para isso, o P&L – sigla de Profit and Loss Statement ou, na tradução, demonstrativo de lucros e perdas – é possui papel fundamental para fazer a análise da saúde financeira do empreendimento. Está aí o tripé para inovações de sucesso.
Pode parecer que o P&L nada tenha a ver com inovação. Mas o fato é que ele pode ajudar muito mais na pavimentação do caminho de qualquer empresa para o sucesso do que se imagina.
Trata-se de uma fonte inesgotável de informações e insights para o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou propostas de valor mais arrojadas. Há, pelo menos, três formas de ampliar as funcionalidades de um P&L tradicional que podem gerar hipóteses além das previsíveis. Confira!
1 – Receita Bruta – É o valor faturado pela venda de produtos e serviços em um determinado período. Apesar de inúmeros motivos contribuírem para a estagnação ou queda do faturamento de um negócio, muitas vezes, esse fato denota uma fragilidade em alguns pilares de inovação. Isso pode representar uma oportunidade para mudanças. Questionamentos e oportunidades a serem considerados nesses casos:
• Que novas ofertas podem ser criadas e comercializadas para o segmento de usuários atual?
• Como ajustar ou criar atributos para resolver a dor dos usuários de forma mais rápida, barata e efetiva?
• Que novos formatos de canais podem ser explorados e dominados para o produto/serviço?
2 – Custo do Produto/Serviço Vendido – Como o próprio nome diz CPV/CSV é a soma dos valores diretos gastos para a produção de uma determinada oferta. É um indicador que atinge diretamente a margem bruta de um negócio. Sendo assim, quanto mais soluções ou alternativas existirem para reduzir esse valor, maior será a competitividade e saúde financeira de um modelo. Oportunidades de inovação a serem consideradas em negócios ou mercados envolvendo altos custos:
• Como expandir para novos mercados como forma de aumentar volume de vendas e diminuir o custo por unidade?
• Qual a maneira de implementar sistemas de produção sob demanda para diminuir os custos com a estocagem de produtos?
• De que forma utilizar a inteligência artificial para a realização de modelos preditivos que possam otimizar a precificação, nível de produção e necessidades de mão de obra?
3 – Despesas Operacionais – As Despesas Operacionais (OPEX) se referem aos gastos necessários para manter o negócio em funcionamento. O valor das OPEX de uma empresa afeta diretamente sua margem líquida. Portanto, reduzir essas despesas ou mantê-las abaixo da média do mercado contribui para aumentar o retorno do negócio, sua saúde financeira e capacidade de caixa para novos investimentos.
Questionamentos que podem ser feitos para gerar oportunidades de reduzir custos ou para criar um novo modelo mais competitivo no mercado:
• De que forma padronizar recursos, práticas e informações que permitam realizar o trabalho com menos?
• É possível integrar os recursos e aplicações tecnológicas de forma a aumentar as eficiências internas?
• Como terceirizar funções não-estratégicas a fornecedores que atuem de forma mais competitiva?
Esses são alguns exemplos de como identificar oportunidades de inovação por meio da análise de um P&L. Seja criando novos modelos de negócio ou aperfeiçoando modelos existentes, empreendedores e áreas de inovação de empresas podem se beneficiar muito ao buscar oportunidades “olhando para dentro” enquanto o restante do mercado está somente “olhando para a fora”.
(*) – É sócio-diretor da Play Studio, consultoria de inovação e venture builder.