O conceito de metaverso é baseado na ideia da criação de um universo paralelo totalmente virtual, algumas empresas já adotaram essa tecnologia no dia a dia diante de algumas atividades, como, por exemplo, em recrutar seus colaboradores.
Segundo um estudo da PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, atualmente, cerca de um milhão de empregos possuem realidade virtual, e em menos de 10 anos essa tecnologia estará presente em 23 milhões de empregos em todo o mundo.
Já é comum encontrar vários sites e redes sociais de grandes empresas com influenciadores virtuais, personagens criados para serem a “cara” da marca nas redes sociais, com o objetivo de auxiliar quem está visitando a página, respondendo perguntas, mostrando fatos importantes da empresa, entre outros suportes.
Como exemplo disso, a primeira influenciadora virtual da área da educação foi implantada pelo Cebrac, o nome dela é Cris, ela tem a missão de propagar a educação e conectar pessoas.
“Ela é nossa embaixadora, e acompanha o ritmo da tecnologia porém, não deixa de fora o lado humanizado, levando em conta todos os valores do Cebrac, sendo a união do mundo virtual com a realidade”, conta Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac.
A tecnologia, de tempo em tempo, traz uma nova realidade à sociedade, onde os usuários podem criar seus próprios avatares para representar uma marca no ambiente digital e, por meio deles, as pessoas podem aprender, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares.
Ou seja, esse mundo vai ser uma réplica de quase tudo que acontece no mundo real, porém de maneira digital. Comparando o mês de março de 2022 com o de 2021, a busca pelo termo “metaverso” cresceu 44%, segundo o Google. Por outro lado, o sucesso dessa proposta depende de outros fatores.
Empresas precisam apostar nessa nova forma de interação, que permite que as pessoas tenham sensações reais. E quando essa nova “onda” se tornar parte de muitas empresas, muitas oportunidades de emprego voltadas nessa área irão surgir, e com isso, a pessoa que melhor apresentar qualificação ganhará um espaço no mercado.
É importante que o público que se interesse pela área da tecnologia esteja antenado com às novidades e tendências do mundo. Segundo informações do Ey Building a Better Working World (líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e consultoria), as transformações que irão ocorrer no mercado de trabalho devido ao impacto do metaverso são gigantes, inclusive impactar na geração de novas funções dentro já de algumas profissões, como as seguintes:
• Especialistas em bloqueio de anúncios – O papel deste profissional será administrar a invasão comercial no metaverso, que deve ser inundado por publicidade como algumas páginas da internet, hoje.
• Construtor do novo mundo – Nesse caso, tem muito a ver com o mundo dos gamers, para construir novas soluções e produtos no metaverso. É preciso ter a visão do todo para a criação de algo que ainda não existe.
• Estrategista de metaverso – Responsáveis pela identificação e desenvolvimento das oportunidades de mercado. Esses profissionais deverão ter amplo conhecimento na área de negócios, gerenciamento e marketing.
• Gerente de segurança – Assim como na internet atual, a segurança no metaverso será um dos temas mais importantes. É necessário prever e atuar rapidamente em caso de problemas relacionados à vulnerabilidade. Uma das formações desse profissional deverá ser a engenharia de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.
• Storyteller (contador de histórias) – O profissional será responsável pela projeção das missões imersivas, ou seja, a linha de experiência no metaverso, cenários de treinamento, oportunidades de marketing etc.
A criação de novos empregos é algo que será intenso, porque de outro lado vai levar a extinção de algumas profissões, pela atualização de novas metodologias e processos. A demanda de empresas à procura de pessoal capacitado será alta. – Fonte e outras informações: (https://portal.cebrac.com.br/).