Com a proximidade do final do ano, chegou a hora de organizar a confraternização da empresa. Porém, com a pandemia, essa pode ser uma missão desafiadora, mas não impossível. Após a crise sanitária de 2020, muitas empresas tiveram que se adaptar e a maioria adotou o home office como alternativa para continuar suas atividades.
Contudo, por mais que já tenhamos passado do momento mais crítico, muitas mudanças na cultura da empresa aconteceram, inclusive a contratação de funcionários de outros lugares. Por isso, a criatividade na hora de organizar uma confraternização de final de ano se tornou necessária. É possível fazer diversas atividades para integrar os colaboradores e descontrair nessa data.
O que fazer na confraternização de final de ano da empresa? – Existem inúmeras iniciativas que você pode adaptar para organizar a confraternização da sua empresa. Veja as dicas que a Isabelle Araujo, diretora de Operações da TotalPass, empresa de benefício corporativo que visa qualidade de vida, separou para que esse seja um momento divertido, de integração e reconhecimento.
- Crie vídeos especiais – Você pode pegar vídeos e fotos dos colaboradores, tanto pessoais quanto de momentos que aconteceram na empresa, pedaços de videochamadas, fotos dos kits de Natal enviados e de outras datas que foram celebradas durante o ano. Além disso, você pode fazer uma retrospectiva de como foi o ano e de momentos marcantes. Monte uma apresentação bem criativa e apresente na confraternização de final de ano, principalmente se ela for on-line.
- Envie um kit exclusivo – Aproveite o clima natalino de ganhar presentes e monte um kit exclusivo para os seus colaboradores. No kit, você pode colocar guloseimas típicas da época, enfeites de mesa, gorro do papai noel, espumante para a virada do ano, entre outros. Uma ideia é enviar o kit e pedir que ninguém abra assim que a caixa chegar.
Faça uma videochamada entre todos os integrantes da equipe, como confraternização de final de ano, e peça que todos abram juntos. Isso aumentará a sensação de pertencimento ao grupo da empresa.
- Dê um presente virtual – Além dos presentes físicos, você também pode presentear os colaboradores com bonificações virtuais. E há diversas possibilidades para você escolher! Aposte em vale-presentes de lojas ou restaurantes, depósitos na conta, pacotes de viagem, dias a mais de folga, crédito para delivery e entregue isso com um lindo cartão eletrônico ou e-mail bem ilustrado.
- Crie competições saudáveis – Você pode criar competições saudáveis entre os competidores virtualmente. Por exemplo, faça a brincadeira “Gugu na minha casa”, que se popularizou muito na pandemia: alguém fala um objeto e os colaboradores precisam encontrá-lo em suas casas; quem mostrá-lo primeiro no vídeo, ganha um ponto.
Beneficie o jogador depois com um presente ou bonificação. Outra opção é criar uma competição da foto mais engraçada: peça para os colaboradores enviarem uma foto engraçada, com o tema natalino, por exemplo, e coloque para votação. Durante a confraternização on-line, revele o vencedor.
- Faça um torneio de games on-line – Há diversos jogos on-line que podem ser escolhidos para gerar maior interação entre os colaboradores, desde bingo até Uno, ou um jogo de perguntas. Combine um horário em que todos possam participar e faça uma videochamada para gerar interação durante a diversão.
- Amigo secreto virtual – O amigo secreto é uma tradição nas festas de final de ano entre familiares e amigos e sua empresa não precisa ficar de fora! Há sites especializados em fazer o sorteio on-line dos amigos secretos e você pode engajar os colaboradores para que todos participem.
Quanto aos presentes, é hora de usar a criatividade! Uma das possibilidades é que os colaboradores façam apresentações (em vídeos ou slides) descrevendo o amigo, enquanto toda a empresa tenta adivinhar quem é.
- Cinema em grupo – É possível alugar uma sala de cinema e levar os colaboradores para assistir um filme escolhido por todos anteriormente. Antes da sessão, o gestor ou CEO da companhia pode proferir algumas palavras em agradecimento ao ano que passou e expectativas para o próximo.
Para quem ainda não se sente seguro ou não mora na mesma cidade da empresa, o filme e a transmissão do discurso podem ser feitos on-line.
- Crie uma campanha de doações – O clima das festas de final de ano é de muita união e solidariedade. Por isso, engajar a equipe para que sejam feitas doações para ONGs de caridade pode aumentar a percepção de responsabilidade e cooperação com causas maiores entre os colaboradores, além de auxiliar na sensação de pertencimento a uma empresa preocupada com a sociedade. Disponibilize diferentes ONGs para que todos se sintam amparados e escolham o valor e a causa que querem ajudar.
- Faça tudo isso em um happy hour da empresa – Marque um dia e horário em que todos possam participar e garanta que seja opcional. Envie para a casa dos colaboradores itens de happy hour para que todos possam celebrar juntos mais um final de ano e brindar as expectativas do próximo. Se possível, tente encaixar todas as brincadeiras neste momento em que todos estarão reunidos, mas não se estenda muito para que não seja muito longo.
Se os colaboradores da sua empresa já se sentem confortáveis, a confraternização pode ser presencial. Alugue uma casa ou um clube e faça-a durante o dia, com churrasco e música para que todos conversem. Ou, se preferir, leve os colaboradores para jantar num restaurante que agrade a todos. Caso você tenha contratado colaboradores de outros estados durante o período de home office, é interessante providenciar a viagem para que eles também possam fazer parte.
Às vezes, fazer uma reunião presencial pode ser muito importante, já que muitos funcionários foram contratados neste período pandêmico ingressando no modelo de trabalho remoto, não tendo a oportunidade de conhecer seus colegas pessoalmente.
Para saber se os seus colaboradores gostariam de uma reunião on-line ou presencial, pergunte a eles!
É inevitável que se criem expectativas para confraternizações no final do ano. E é importante lembrar que, independentemente do fechamento de vendas e produtividade que a sua empresa alcançou no ano que passou, uma coisa é certa: ela enfrentou desafios e obteve resultados – e tudo isso só foi possível porque os colaboradores fizeram parte disso.
Por isso, é muito importante fazer o encerramento do ciclo, agradecer o empenho de todos e criar metas para o próximo ano. A confraternização de final de ano é uma ótima oportunidade para que funcionários de outros setores interajam entre si e se conheçam mais, além de ser um excelente momento para aumentar o valor de pertencimento dos colaboradores na empresa.
Dessa maneira, eles se sentem mais valorizados e vêem que fazem parte de um sonho muito maior do que apenas trabalhar: ajudam a organização a se destacar no mercado e entendem o papel fundamental que desempenham nisso. – Fonte e outras informações: (https://totalpass.com/br/).