259 views 5 mins

Como manter ativas as redes sociais de pequenos negócios

em Manchete Principal
quarta-feira, 23 de março de 2022

A transformação digital acelerou o movimento de todas as empresas, inclusive as PMEs, e aumentou também a atenção para a necessidade de presença digital e de novas maneiras de vender seu produto ou serviço.

Apesar de muitas empresas entenderem a necessidade dessa evolução, alguns aspectos influenciam na hora de colocar a estratégia em prática: conhecimento técnico, tempo, recurso financeiro, conhecimento do seu público, entre outros.

Para facilitar o acesso e manter as redes sociais de pequenos e médios estabelecimentos ativas, a Agenzia Mkt traz dicas para facilitar o dia a dia dos empreendedores para vender mais. Confira:

  1. – Realize o planejamento mensal – qual será a recorrência? – Para ter resultados significativos em vendas e audiência, um dos segredos é a recorrência de produção de conteúdos. Se a rede social só for alimentada de tempos em tempos, não haverá resultados muito efetivos.

Para obter esse bom rendimento, é importante ter um planejamento já feito para o mês todo e uma plataforma que faça a automatização das postagens nos dias e horários estipulados. Assim, você só precisa de um período no início do mês para validar os seus conteúdos, e depois eles já estarão na sua rede sem que você precise se preocupar diariamente.

metamorworks_CANVA

Para o especialista em marketing digital e CMO da Agenzia Mkt, Matheus Mendes, a recorrência dependerá de quanto conteúdo seu negócio consegue gerar, mas o ideal é que sejam feitas pelo menos duas publicações nas redes sociais todas as semanas.

Caso o seu negócio seja da área da beleza ou do setor alimentício, por exemplo, postagens diárias poderão ser o grande triunfo para alavancar as vendas e, consequentemente, o faturamento.

  1. – Faça fotos periódicas – Redes sociais estão muito associadas a boas imagens. Atualmente, existem diversos bancos de imagens gratuitos e pagos para suprir esta necessidade, mas lembre-se que a personalização é um dos segredos das redes sociais.

Ou seja, se você tiver oportunidade de ter fotos próprias, terá um grande trunfo na mão. Mas, caso não tenha, não desanime! Existem plataformas que vão te ajudar com boas imagens que vão deixar as redes sociais profissionais e cheias de boas imagens também.

  1. – Utilize parceiros que facilitam a sua vida – Não é apenas pelo conhecimento técnico, mas também pelo tempo investido em produção de conteúdo para redes sociais. Muitas vezes, empreendedores poderiam utilizar este tempo pensando em novas soluções estratégicas para o seu negócio, mas estão focando nas redes sociais para que elas fiquem sempre atualizadas.

E aqui vai uma das melhores dicas: utilize parceiros que podem facilitar a vida, entregar um conteúdo profissional e sem cobrar um valor alto por isso. Assim, basta fazer a configuração na plataforma, que ela irá gerar os posts e agendá-los automaticamente assim que forem aprovados.

  1. – Converse com o seu público – Mais do que entregar conteúdo, é fazer direcionado ao que o seu público realmente quer ver e ler. Por isso, invista o seu tempo para conversar e se relacionar com os clientes presencialmente.

Assim, você saberá quais tipos de posts eles mais gostam de receber e sua rede social também terá um melhor engajamento. Além disso, faça também enquetes, interaja com seus seguidores e veja o que eles esperam de você. Com expectativas alinhadas, todos sempre ficam mais satisfeitos.

  1. – Divulgue o boca a boca também – Redes sociais são ótimas ferramentas para ampliar as vendas, mas o velho boca a boca também continua sendo muito eficiente. E qual a melhor estratégia então? Unir os dois e utilizar o melhor de cada uma.

Comece o boca a boca, inclusive, para promover a sua página. Conte aos seus clientes o que sua empresa tem feito no ambiente digital e os convidem para seguir, interagir e ficar sempre por dentro das novidades. Lembre-se que online e offline serão sempre complementares! – Fonte e outras informações, acesse: (https://agenziamkt.com.br/).