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Como empreender usando a cozinha de casa: confira alternativas de negócios

em Manchete Principal
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021

O segmento de alimentação para consumo em casa foi uma das atividades, dentro do universo das micro e pequenas empresas, que conseguiu atravessar a crise do coronavírus de forma um pouco menos apreensiva que outros setores. Apesar das medidas de isolamento social, os consumidores permaneceram comprando comidas prontas de diversas formas.

Uma pesquisa do Sebrae sobre o impacto da pandemia, mostrou que o setor de alimentação foi o que mais inovou no período, com cerca de 53% dos negócios lançando algum produto ou serviço diferenciado. Nesse contexto, produzir congelados, marmitas e outros produtos na cozinha de casa permanece sendo uma alternativa para quem quer começar a empreender em 2021.

Fabricar alimentos em casa como empreendimento, engloba algumas das alternativas de negócios, como: produção de marmitas, congelados, pães, entre outras atividades. Além da vasta diversidade de alimentos que podem ser produzidos e vendidos, esses modelos de negócios contam com vantagens tais como: menor custo na montagem da estrutura inicial, possibilidade de terceirizar a entrega através de aplicativos especializados (IFood, Rappi, 99 food, etc), driblar o desemprego gerando renda e se formalizando como Microempreendedor Individual, entre outras.

Saber preparar os alimentos que deseja vender e conhecer o público da vizinhança são questões fundamentais para iniciar o empreendimento. Para isso é importante realizar receitas testes e pesquisas de opinião com futuros compradores. Idade, estilo de vida, estado civil e faixa salarial são alguns dos fatores que podem indicar a preferência das pessoas por determinados produtos.

Imagem: Pexels

Use as redes sociais para fazer levantamentos com perguntas objetivas. Para ajudar na realização do sonho de montar um negócio usando a cozinha de casa, o Sebrae reuniu dicas para cinco tendências no segmento de alimentação.

1- Marmitas – A venda de refeições prontas é um clássico. O tradicional PF brasileiro sempre terá um público cativo. O segmento apresenta grande flexibilidade para a chegada de novos empreendedores. Apesar da grande concorrência, os clientes sempre querem experimentar um tempero novo.

A maioria dos consumidores situa-se em áreas que apresentam grande concentração de escritórios, lojas, consultórios e serviços públicos. As pessoas que recorrem a este serviço utilizam, como meio de pagamento, cupons de refeição (vale-refeição e vale-alimentação) fornecidos pelos empregadores.

2- Refeições congeladas – A praticidade de comprar o cardápio da semana inteira em pequenas porções variadas conquistou seu espaço no mercado, principalmente quando se trata de refeições mais saudáveis, focadas em pessoas que possuem restrições em relação a glúten, lactose ou buscam o uso de ingredientes orgânicos, por exemplo.

As oportunidades são amplas e não se restringem ao público fitness. É importante uma análise sobre os nichos a serem explorados e a decisão sobre o público a ser atingido, geralmente composto por solteiros, casais jovens e pessoas que moram sozinhas. Desde comida light até massas e pizzas, a oferta de alimentos congelados precisa agradar o perfil da demanda local.

3 – Bolos e Tortas – Uma casa de bolos e tortas é um tipo de negócio que está diretamente relacionado a momentos de alegria e prazer e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente. Mesmo em tempos de pandemia, esse é um tipo de produto que não tem a sua procura interrompida.

Imagem: Pexels

4 — Pães, bolos ou massas artesanais – A preocupação com a saúde e o bem-estar tem feito com que as pessoas valorizem cada vez mais alimentos de produção caseira. Pães com fermentação natural, bolos clássicos no estilo que a vovó fazia, massas frescas com molhos produzidos a partir de ingredientes naturais são uma excelente pedida para pessoas que desejam fazer alimentos na cozinha de casa.
Além de aproveitar receitas da família, você pode usar as redes sociais para mostrar a riqueza nos detalhes da preparação, encantando novos clientes e fidelizando aqueles que já experimentaram.

5 – Churrasquinho – A jantinha já virou um clássico no cardápio dos brasileiros, principalmente na rotina de pessoas que moram sozinhas e tem uma rotina corrida. O espetinho acompanhado de arroz, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca agrada a todos com opções variadas de carnes, frango e linguiças.

Qualidade no atendimento e na escolha dos ingredientes serão um diferencial. Além do formato delivery, você pode trabalhar com take-out (retiradas). Nesse modelo em especial, é necessário que a casa disponha de um espaço para a churrasqueira (AI/Sebrae).