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Como descobrir a maturidade de inovação da sua empresa?

em Manchete Principal
segunda-feira, 24 de abril de 2023

Alexandre Pierro (*)

Inovar sem planejamento pode inviabilizar qualquer sucesso das empresas. Para impedir esse cenário, saber quanto seu negócio é inovador é um dos pontos mais importantes de ser analisado para quem deseja começar essa jornada – principalmente, para compreender melhor as ações que precisam ser adotadas considerando os objetivos a serem alcançados. E, para descobrir essa resposta com êxito, o diagnóstico de inovação é a melhor ferramenta a ser utilizada como base para esse processo.

Praticamente, esse diagnóstico consiste em uma análise capaz de avaliar qual a capacidade da companhia em inovar, servindo de base para a elaboração das estratégias que serão colocadas em prática. Em uma analogia, ele funciona como uma consulta médica de um check up de um paciente, onde a pessoa procura o profissional da área para examinar sua saúde, identificar possíveis problemas e, se necessário, o tratamento adequado para cada situação.

Para que consiga compreender esse grau inovador da maneira mais completa possível, diversos pontos cruciais são levados em consideração pelos responsáveis por essa análise – tais como as estratégias de inovação já adotadas pela empresa; os recursos humanos disponíveis no negócio, assim como suas habilidades e competências para essa tarefa; se a cultura e valores da companhia estão alinhados a esse propósito; e a presença de líderes qualificados para impactar positivamente a cultura de inovação da empresa e potencializar ao máximo seus talentos em prol dos objetivos desejados.

Imagem: ipuwadol_CANVA

Por mais trabalhoso que possa ser, identificar esse grau inovador da marca é essencial para assegurar a otimização do processo. Afinal, os insights obtidos através dessa análise – desde que sejam colhidos e interpretados com inteligência – permitem a compreensão dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como suas ameaças e oportunidades, aumentando significativamente as chances de obterem os resultados estipulados com o projeto elaborado.

Com este planejamento mais assertivo, é possível economizar significativamente os custos usuais que envolvem a estratégia de inovação, evitando desperdícios e identificando em quais ações é mais vantajoso investir as quantias disponíveis – o que contribui para um maior retorno sobre o investimento (ROI). São diversas as vantagens a serem adquiridas pelo diagnóstico de inovação, que vão além do que impactar positivamente a meta inicial desejada. Mas, para que conquistem tal êxito, é preciso seguir um passo a passo crucial para evitar erros nessa jornada.

De início, é extremamente importante reunir todos os dados referentes à maturidade de inovação do negócio. Normalmente, é aplicado um questionário aos gestores da área com todos os itens necessários para serem informados, como forma de garantir o máximo entendimento possível sobre o cenário da companhia. Uma vez reunidas, essas informações precisam ser analisadas e comparadas com todo o histórico da empresa, a fim de identificar se houve ou não um progresso nesse quesito.

Imagem: peshkov_CANVA

Com este entendimento, os responsáveis por essa missão conseguem elaborar um plano de ação coerente com a capacidade do negócio e suas expectativas, direcionando quais são as melhores estratégias a serem colocadas em prática conforme os objetivos almejados. Caso contrário, as chances de investir em um projeto que não traga resultados promissores serão altas.

Realizar o diagnóstico de inovação nas empresas que desejam se destacar no mercado é fundamental para compreender o quão preparadas elas estarão para iniciar essa jornada, obtendo dados importante que irão guiá-las rumo ao seu crescimento e destaque. Por isso, ter profissionais com expertise no ramo para conduzir não apenas essa avaliação, mas também todo o plano de ação e monitoramento das estratégias, é essencial para garantir a conquista das metas desejadas.

Se planejar cuidadosamente nesse processo é vital para evitar desperdícios e tempo perdido. Assim, quanto mais dados forem obtidos através desta análise junto com o apoio de uma consultoria especializada, melhor os gestores conseguirão enxergar quão maduro o negócio se encontra nestes termos e quais as melhores ações e investimentos para atingir os objetivos para seu crescimento e destaque.

(*) É mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.