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Com 5 pedágios, o governador Alckmin lança edital de concessão do Rodoanel Norte

em Manchete Principal
sexta-feira, 06 de outubro de 2017
Vista aérea das obras do trecho norte do Rodoanel em São Paulo.

Vista aérea das obras do trecho norte do Rodoanel em São Paulo.

O governo Geraldo Alckmin lançou na sexta-feira (6), o edital de concessão do trecho norte do Rodoanel, última alça do anel viário da Grande São Paulo, que deve custar R$ 9,7 bilhões e ser entregue em duas etapas no ano que vem, quando o tucano pretende disputar a eleição presidencial. O lance mínimo do leilão, marcado para o dia 10 de janeiro, é de R$ 462,4 milhões, e o prazo de concessão é de 30 anos.
O edital publicado pela Artesp prevê que o futuro concessionário do trecho norte instale cinco praças de pedágio ao longo dos 47,6 km da nova rodovia, que fará conexões com a Av. Raimundo Pereira de Magalhães (trecho oeste), Rodovia Fernão Dias, Aeroporto de Guarulhos, Rodovia Presidente Dutra e trecho leste do Rodoanel.
Serão três praças de pedágio de barreira, duas no próprio Rodoanel Norte e uma na pista de 3,6 km que dará acesso ao Aeroporto de Guarulhos, e duas praças de saída, nos acessos à Rodovia Fernão Dias nos dois sentidos. Em uma delas, a previsão é que de passem 11,8 milhões de veículos por ano. O valor previsto na tarifa é o mesmo do praticado no Trecho Sul: R$ 3,30 para veículos com dois eixos.
Segundo a Artesp, o concessionário deverá investir R$ 804 milhões ao longo dos 30 anos de concessão, como em conservação (R$ 241 milhões) e ações socioambientais (R$ 286 milhões), e deve gastar cerca de R$ 1 bilhão com custos administrativos e operacionais da via nas três décadas. Poderão participar da concorrência empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos e entidades de previdência complementar – isoladamente ou em consórcio.
Após dois anos de atrasos e em meio a denúncias de desvios de dinheiro público envolvendo desapropriações e pagamentos às empreiteiras da obra, como OAS e Mendes Júnior, a Dersa, estatal responsável pela obra, prevê entregar o empreendimento em duas etapas: o trecho entre a Av. Raimundo Pereira de Magalhães e a Fernão Dias em março de 2018, mês limite para Alckmin deixar o cargo caso queira disputar a Presidência da República, e o trecho até a Dutra em agosto, já durante a campanha eleitoral (AE).